Neste sábado

Funjope promove sarau poético no Hotel Globo com escritores de três estados

06/01/2022 | 14:00 | 390

A Fundação Cultural de João Pessoa  (Funjope) realiza, neste sábado (8), em parceria com o Grupo Literatura Feminina, um sarau poético no Hotel Globo. Participam do evento 14 escritoras e um escritor dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, que declamarão suas poesias durante o pôr de sol no Centro Histórico da Capital. Será um encontro da arte e da natureza em um só lugar, a partir das 16h.

Compõem o sarau as poetisas Jeovânia Pinheiro (PB), Helena Monteiro (RN), Eva Potiguar (RN), Idyane França (RN), Rosângela Nascimento (RN), Bianca Rufino (PB), Anna Apolinário (PB), Jennifer Trajano (PB), Artane Inarde (MG), Suênia Amani (PB), Débora Gil Pantaleão (PB), Rose Pereira (PB), Rejane Souza (RN), Nara Santos (PB) e o poeta João da Rua (RN).

“É uma parceria que construímos com esse grupo de escritoras e está trazendo uma dominância territorial, sobretudo da literatura feminina. Teremos escritoras de três estados e isso é muito importante”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Com o propósito de estimular a cultura e expandir os conhecimentos acerca da arte literária, o chefe da Divisão de Literatura da Funjope, Iam Pontes, explica que janeiro é um mês com bastante movimentação na cidade, por ser período de férias de verão e, por isso, a Funjope quer proporcionar uma programação para quem visita o Centro Histórico.

“Nosso intuito é fomentar cada vez mais a literatura nos nossos espaços de cultura. Esse sarau não teria um lugar melhor do que no pôr do sol do Hotel Globo, nas belezas naturais que temos na nossa cidade. A gente quis misturar a paisagem da natureza e a poesia, que têm tudo a ver”, pontuou.

Para a escritora e poetisa paraibana Jeovânia Pinheiro, organizadora do evento, esse é um momento de interação cultural, principalmente entre os escritores. Muitos se conhecem apenas virtualmente, mas foram unidos pela arte e pela troca de impressões de obras uns dos outros, algo de suma importância para o fortalecimento da cultura literária.

“Teremos a união de diversos poetas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Minas Gerais, levando com boas energias e muita poesia o início deste ano de 2022. As expectativas são boas”, ressaltou Jeovânia.