Ciência e tecnologia

Primeiro dia da 20ª SNCT reúne cientistas, professores e educadores no Espaço Cultural

23/11/2023 | 21:00 | 367

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), abriu, nesta quinta-feira (23), a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho. O primeiro dia reuniu estudantes, professores, educadores e curiosos de todas as idades em uma celebração única do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da inovação.  

O prefeito Cícero Lucena esteve no primeiro dia do evento, brincou, tirou fotos com os estudantes, visitou todos os stands e comentou que a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia só confirma o talento dos alunos da rede pública. “É uma experiência que vai fazer a diferença para os jovens”, destacou.  

Este ano a 20ª SNCT tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, na intenção de popularizar cada vez mais o setor em nosso município. O secretário de ciência e tecnologia, Guido Lemos, comentou que este ano o evento foi pensado tomando por base o tema central sugerido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).  

Pela manhã teve início o 1º Desafio em História da Paraíba (DHPB).  Inscreveram-se 52 equipes de 17 escolas públicas de João Pessoa e municípios circunvizinhos, totalizando 156 estudantes. Já para os três níveis de prova do Desafio Paraibano em Ciências (DOC), cujas provas serão realizadas nesta sexta-feira (24), das 9 às 12h, no mezanino do Espaço Cultural, foram inscritos 549 estudantes de 37 escolas, públicas e privadas, de João Pessoa.


Os desafios têm o objetivo de mobilizar os alunos para o aprofundamento dos estudos, pesquisas e novos conhecimentos em História, Astronomia, Biologia, Física e Química, permitindo que sejam conhecidos jovens talentos nas áreas de humanas e ciências básicas, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.


A Olimpíada Paraibana de Matemática teve as inscrições encerradas em 15 de outubro. Foram inscritos 3.750 estudantes de escolas públicas e privadas de vários municípios da Paraíba, para realização dos três níveis de prova. As provas da OPM acontecerão sábado (25), das 9h às 12h. Devido ao quantitativo de alunos este ano, 650 estudantes do ensino médio realizarão a prova da OPM no Espaço Cultural. Os demais estudantes farão as provas em outros locais de João Pessoa e em outros municípios, conforme a coordenação da OPM na Paraíba.

Os estudantes deverão chegar ao local das provas com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência do seu início, portando documento de identificação com foto, para credenciamento, ocupação dos assentos e orientações dos fiscais de prova. Recomenda-se que os(as) professores(as) orientadores(as) também se façam presentes no momento do credenciamento dos estudantes das respectivas escolas.

 

O professor, James Ferreira Cardoso, da Escola Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, explicou que trabalha com alunos ligados a disciplina de Física. “É muito bom porque eles estão conseguindo sair da escola para apresentar seus trabalhos. É muito gratificante”, contou o professor James.  

O estudante de informática, Thiago Rodrigues Lacerda, 16 anos, também da Escola Poeta Juca Pontes, contou que a ideia do projeto para apresentar na 20ª SNCT surgiu do professor e ele logo incorporou a proposta de fazer um protótipo de um robô com esteiras e um braço de garra que vai fazer parte de outro projeto maior que estão desenvolvendo na escola. “É importante que as pessoas possam vir ver o que os estudantes estão fazendo, porque é fruto de muito tempo de estudo e aplicação”, comentou Thiago Rodrigues.  

À tarde também aconteceu a primeira reunião para o I Colóquio Pesquisa e Colaboração em Tecnologia Quântica, com a presença de cientistas e professores, a exemplo de Roberto Serra, Antônio Abelém e Erico Teixeira, que falaram sobre o andamento de projetos em desenvolvimento.  

O objetivo da reunião é criar um espaço dinâmico e colaborativo para a troca de conhecimentos, ideias e experiências relacionadas às tecnologias quânticas, com a visão de apresentar pesquisas na área, discutir casos e destacar projetos em desenvolvimento. O secretário Guido Lemos, também presente à reunião comentou que serão quatro novos temas para a Semana Nacional e o do Colóquio do próximo ano: Computação, Comunicação, Simulação e Sensores Quânticos.  

No local, o visitante vai encontrar 40 stands de órgãos públicos do município e do Estado, além de instituições como Sesi, Fiep, Senai, Sebrae, Cagepa, UFPB, UEPB, Faculdade Nova Esperança, Funetec, Codata. Uninassau e outros. A 20ª SNCT prossegue amanhã com várias atrações ligadas ao mundo da ciência e tecnologia. Toda a programação pode ser acessada por meio no site do evento, no link:  SNCT JP