Modo virtual

Secretaria Executiva da Participação Popular realiza encontros à distância com conselheiros

23/02/2021 | 16:30 | 132

A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) já se articula para que reuniões e demais atividades que envolvam conselheiros municipais e regionais se deem de forma online, para que não haja nenhum tipo de aglomeração e o isolamento social seja preservado. O modo virtual já era uma opção da pasta por conta da pandemia, mas se concretizou devido às orientações dos decretos municipal e estadual, diante do aumento dos casos de Covid-19 em João Pessoa.

O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, está em reunião com a equipe técnico-pedagógica para avaliar quais serão as melhores possibilidades a serem adotadas para que este processo democrático não seja afetado e que, ao mesmo tempo, assegure a proteção de todos os atores sociais envolvidos no trabalho participativo.

“Desde o início, nossos planos eram fazer as atividades híbridas. Mas com o agravamento do quadro da Covid-19, vamos fazer online. Estamos estudando as formas viáveis para definir qual será a metodologia de reunião com os conselheiros. Então, logo teremos uma resposta sobre como será essa metodologia e qual plataforma será a mais adequada para que isto aconteça com sucesso”, afirmou o secretário.

De acordo com o calendário do ciclo de Participação Popular 2021, as plenárias maiores estão previstas para acontecer em junho. O mesmo será adotado para outros encontros previstos no calendário anual, como as reuniões preparatórias, reuniões ordinárias e plenárias temáticas. Até lá, a Secretaria avaliará o panorama geral da pandemia na Capital, mas já estará preparada para a possibilidade de realizar as assembleias de modo virtual.

A depender da quantidade de pessoas – que não caracterize aglomeração – algumas reuniões de pequeno porte poderão ser presenciais, seguindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% e distanciamento social correto.

Treinamento – Após definição do modelo que será empregado nas atividades futuras, a ideia é que os conselheiros que não tenham habilidade com a plataforma recebam orientações para participar ativamente dos encontros virtuais.