Educação em destaque

Equipes da Rede Municipal de Ensino sobem ao pódio na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

17/08/2022 | 20:30 | 252

As equipes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa brilharam na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que foi disputada nesta quarta-feira (17), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Duas equipes da Escola Municipal Frei Afonso subiram ao pódio das principais categorias em disputa e agora vão participar da etapa nacional do torneio, que acontecerá no mês de outubro, em São Paulo.

Entre os grandes destaques da competição estavam às equipes da Escola Municipal Frei Afonso. O time Farlab Competions, formado pelos estudantes Carlos Oliveira, Endryl Ryan Santos e Wagner Pontes, ficou em primeiro lugar no nível 2 e agora vai em busca do título nacional.

“Eu disputo a OBR desde os meus 12 anos de idade e agora consegui conquistar o bicampeonato. Acho que a experiência que temos vai agregar muito e esperamos fazer uma grande competição na etapa nacional”, afirmou o estudante Endryl Ryan.

Outra equipe da Escola Municipal Frei Afonso que fez bonito foi a Farlab T, que faturou o segundo lugar no nível 1 da OBR. O time, que também está classificado para etapa nacional, é composto pelos alunos Matheus Cândido de Araújo, Kaua Alisson, Wallysson Derick.

“Estou muito feliz. Nossa escola atualmente passa por reforma, então nosso esforço foi muito maior para conseguir esse grande resultado. Agora, a nossa expectativa é alta para a etapa nacional”, comemorou Wallysson Derick.

Outras premiações – Além das categorias principais, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica distribuiu prêmios extras e as escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa faturaram mais troféus. No nível 1, a equipe Farlab N, também da Escola Frei Afonso, ganhou a categoria Dedicação. Já o time Jordan Maker Robótica, da Escola Leonel Brizola, ganhou nas categorias Programação e Maker.

Para fechar com chave de ouro, a Escola Frei Afonso levou o prêmio de Melhor Escola Pública no nível I, com a equipe Farlab N. O diretor de Formação, Programação e Robótica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), Elisson Dutra, celebrou os resultados, ressaltando os investimentos da Prefeitura para o desenvolvimento dos estudantes.

“Das 82 equipes inscritas na edição estadual da OBR, 18 foram da Rede Municipal. Tivemos a primeira colocação no nível 2 e a segunda colocação no nível 1, além de várias outras premiações extras. Isso demonstra o investimento que a Prefeitura vem fazendo na área de tecnologia e a dedicação de toda equipe, dos professores, dos alunos. E agora vamos para a etapa nacional da OBR”, disse com entusiasmo o gestor.