Educação e cidadania

Semusb faz lançamento do projeto Guarda Mirim 2024, que beneficia alunos da Rede Municipal

10/04/2024 | 20:00 | 534

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb) realizou, na tarde desta quarta-feira (10), o lançamento do Projeto Guarda Mirim 2024 nas escolas. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva, no Cidade Verde, bairro de Mangabeira VIII.  

A Guarda Mirim é um projeto desenvolvido por meio da Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Os beneficiados são crianças e adolescentes de 8 a 14 anos matriculados na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.  

“É um projeto lindo que mostra o lado humanizado da nossa Guarda que atua de forma lúdica com essas crianças e adolescentes, mostrando que existe outro caminho a seguir, o caminho do bem, do estudo, do amor ao próximo, do fazer o correto, da disciplina. Nossos guardas ficam cada vez mais próximos desses pequenos, que serão o futuro de nossa sociedade. Eles levam pra casa o que aprendem aqui, acabam muitas vezes até ensinando aos pais, aos irmãos, vizinhos, sendo multiplicadores dos nossos ensinamentos. Assim, criamos uma sociedade melhor”, ressaltou Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania.  

O objetivo principal do projeto é nutrir o potencial de cada jovem, preparando-os para um futuro promissor e seguro através do ensino de valores como empatia, respeito e liderança. “A Guarda Mirim de João Pessoa surgiu com a intenção de prevenção as diversas formas de violência. Então, criamos um curso de formação para guardas mirins num ambiente escolar, onde os guardas entram na escola e realizam oficinas de combate a incêndio, prevenção à violência, primeiros socorros, educação financeira, meio ambiente, educação no trânsito, entre outras. Tudo isso para mostrar que existem diversos caminhos melhores e evitar que essas crianças escolham os errados”, explicou Mayrilane Leite, coordenadora e fundadora da Guarda Mirim.  

A Escola Afonso Pereira da Silvia já selecionou 30 alunos do 6º ano que passarão a participar do curso de formação para Guarda Mirim, que conta com carga horária mínima de 80h. As atividades também tiveram início na tarde desta quarta-feira.  

“Receber esse projeto é uma alegria para nossa equipe, para toda a nossa escola e principalmente para nossos alunos. É pensar no futuro deles, pois eles serão o nosso futuro. Então, se temos a oportunidade de oferecer um projeto tão importante que carrega valores tão necessários, é claro que as portas estão abertas com muita satisfação. E vamos também contar com a colaboração dos alunos selecionados para que façam valer a pena todos os ensinamentos da Guarda”, afirmou Francisco Bezerra, diretor da unidade de ensino.  

O evento contou com apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Civil Metropolitana, que fez a encenação da peça ‘Meu herói’, abordando a empatia e o amor ao próximo, mostrando que o verdadeiro herói não precisa de superpoderes. “O poder está nas ações, em fazer o bem, atitudes positivas na escola, em casa e na rua. Ensinando, assim, que o verdadeiro herói precisa ter apenas um bom coração”, frisou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil.

Pular para o conteúdo