Fonte de renda

Prefeitura entrega certificados de cursos de costura e crochê e anuncia novas vagas para módulos avançados

25/03/2022 | 17:30 | 334

Uma capacitação profissional faz toda a diferença na hora de concorrer uma vaga de emprego ou oferecer um melhor serviço ao cliente, quando se é empreendedor. E essa oportunidade vem sendo dada pela Prefeitura de João Pessoa, que, na tarde desta sexta-feira (25), entregou 44 certificados de conclusão nos cursos de costura e crochê. A qualificação é oferecida gratuitamente no Centro de Inclusão Produtiva em Vestuário, popularmente conhecido como Polo de Costura, que funciona no Alto do Mateus. Na ocasião, também foi anunciada a abertura de vagas para novas turmas.

Esse trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A coordenadora geral de Economia Solidária da pasta, Ivoneide Araújo, comemorou o sucesso dos cursos, que proporcionaram uma nova profissão para essas mulheres. Ela confirmou a realização do curso de ‘Costura Criativa – módulos I e II’, com conteúdos mais avançados. Serão 20 vagas para cada módulo e as inscrições serão abertas a partir do dia 11 de abril.

“Este curso foi dedicado para alunas iniciantes e a nossa ideia agora é oferecer um curso mais avançado, já que é um desejo das nossas alunas, que querem se especializar na moda praia, com a produção de biquínis, vestidos, saídas de praias e outras peças”, destacou.

Além de aprenderem uma nova profissão, as alunas já saem do curso com a possibilidade de uma renda extra, já que as peças produzidas por elas podem ser vendidas. Além disso, quem não tiver uma máquina de costura em casa, pode utilizar os equipamentos do Polo para continuar produzindo.

“É uma política de Economia Solidária desenvolvida pela Sedes como um meio de fomentar e oferecer oportunidades à população. Além do Polo de Costura, temos a Marcenaria Escola, lavanderias comunitárias, Feira da Economia Solidária e o Centro de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré”, explicou Ivoneide.

Alunas comemoram – Uma das 44 mulheres que concluíram um dos cursos é Edjane Nazaré, que reside no Alto do Mateus. Ela conta que passou recentemente por um momento difícil na vida pessoal e encontrou no Polo de Costura uma maneira de recomeçar, aprendendo uma nova profissão.

“O curso foi muito bom para a minha vida, me abrindo portas para a sociedade. Passamos por um momento complicado de pandemia e eu consegui colocar um ponto final em um relacionamento abusivo, encontrando forças para lutar nesse curso. Aqui recebi um apoio muito grande e hoje me sinto bem melhor e feliz”, relatou Edjane.

Geovana Morais, que atualmente está desempregada, viu no curso uma oportunidade de fonte de renda. A aluna, que já havia feito o módulo de costura, desta vez aprendeu o crochê. Ela agradeceu à Prefeitura de João Pessoa pela oportunidade.

“No momento estou desempregada e já fiz dois cursos aqui no Polo de Costura para aprender uma nova profissão. Os cursos são muito bons, com professoras muito qualificadas. Agora, espero ganhar dinheiro com o que aprendi”, planeja.