Nova plataforma
Conecta Trabalho moderniza o acesso ao emprego e à qualificação profissional em João Pessoa
12/01/2026 | 08:30 | 203
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com a Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), lançou a plataforma ‘Conecta Trabalho’ para facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho de forma totalmente digital. A ferramenta está em pleno funcionamento e complementa as ações do Sistema Nacional de Emprego em João Pessoa (Sine-JP).

O objetivo da plataforma é aproximar quem procura emprego de quem oferece vagas, reduzindo a necessidade de deslocamento até unidades físicas e ampliando o alcance das oportunidades. Por meio do ‘Conecta Trabalho’, candidatos e empresas podem se cadastrar gratuitamente, divulgar vagas e receber notificações de acordo com o perfil informado.
De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco Ferraz, a iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de usar a tecnologia para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. “Esta plataforma, que é fruto de uma parceria entre a Fecomércio e a Prefeitura, é uma inovação tecnológica que visa fazer essa aproximação maior entre quem busca emprego e quem oferece emprego. A nossa expectativa é que com isso a gente consiga chegar de uma forma mais rápida junto às pessoas que estão procurando emprego”, destacou.
Segundo ele, a ferramenta não substitui o Sine-JP, mas atua de forma complementar. “São dois trabalhos que vão estar coexistindo. O Sine continua atendendo presencialmente para aquelas pessoas que desejam estar ali observando quais são as vagas que estão sendo ofertadas”, explicou.
Como se cadastrar e usar a plataforma – O cadastro no ‘Conecta Trabalho’ pode ser feito de duas formas: pelo WhatsApp, por meio do número (83) 98660-8493 (exclusivamente para mensagens); e pelo site www.conectatrabalho.com.

No processo, o candidato informa dados pessoais, escolaridade, experiência profissional e áreas de interesse, formando um mini currículo digital. A partir dessas informações, o sistema cruza os perfis com as vagas cadastradas pelas empresas e envia notificações automáticas quando há compatibilidade. As empresas dos setores de comércio e serviços também podem se cadastrar na plataforma, inserir vagas e selecionar candidatos de forma rápida e ágil, utilizando os filtros disponíveis.
Além do cadastro simplificado, o ‘Conecta Trabalho’ também disponibiliza um canal oficial no YouTube com tutoriais voltados tanto para candidatos quanto para empresas. Nos vídeos, é possível acompanhar o passo a passo sobre como realizar o cadastro na plataforma, criar ou atualizar o perfil profissional, buscar vagas, inserir oportunidades de emprego e utilizar as principais funcionalidades do sistema, facilitando o uso da ferramenta por públicos com diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia. O tutorial pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/gsHyq-32UO4?si=A6mrS4E8vGNQ09E-

Integração com qualificação profissional – Outro diferencial do ‘Conecta Trabalho’ é a integração com cursos de qualificação profissional, especialmente do Senac. Quem ainda não possui a formação exigida para determinada vaga poderá identificar cursos disponíveis e se capacitar para atender às demandas do mercado.
Sobre esse ponto, João Bosco Ferraz ressaltou que a plataforma também será usada como instrumento de apoio às políticas públicas de qualificação. “A plataforma já está sendo trabalhada para ofertar capacitações e qualificações, muitas delas gratuitas, tanto pelo Sistema S quanto pela própria Prefeitura de João Pessoa”, afirmou.
Parceria com a Fecomércio – Para o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, o ‘Conecta Trabalho’ representa um avanço no modelo de recrutamento no município. “Celebramos esta parceria com a Prefeitura de João Pessoa porque acreditamos no futuro do recrutamento de trabalhadores no nosso município. Trata-se de uma ferramenta moderna, totalmente digital, que elimina a necessidade de deslocamento até unidades físicas para cadastro”, afirmou.
Segundo ele, “somado ao trabalho já realizado pelo Sine-JP, esse programa amplia as possibilidades de empregabilidade em João Pessoa e fortalece o desenvolvimento do município”.
Tecnologia e gestão de dados – A plataforma foi desenvolvida com o uso de inteligência artificial para cruzamento de informações entre candidatos e vagas, processo conhecido como match. O desenvolvedor da ferramenta, Marcello Araceli, explicou que o sistema permite não apenas a intermediação de empregos, mas também a geração de dados estratégicos.
“Dentro da plataforma, o candidato consegue fazer a inserção de dados via WhatsApp, criando um mini currículo que entra no banco de dados. A partir daí, a inteligência artificial faz o cruzamento com as vagas ofertadas pelas empresas”, explicou.
Ele destacou ainda que os dados podem subsidiar políticas públicas. “É possível mapear demandas do mercado, identificar necessidade de cursos de qualificação, fazer recortes por região, escolaridade, gênero, pessoas com deficiência e jovens aprendizes”, disse.
Números iniciais – Segundo dados atualizados da plataforma, até o momento já foram registrados cerca de 140 candidatos cadastrados, número considerado inicial devido ao lançamento recente [dezembro de 2025] e ao período de fim de ano. A expectativa da Sedest e da Fecomércio-PB é de crescimento significativo a partir do reforço nas ações de divulgação junto à população e ao setor empresarial.
-
Texto: Cristiane Cavalcante
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: internet -
Secretarias
sedest -
Tags
candidatos Conecta Trabalho desenvolvimento econômico emprego empresas Fecomércio-PB nova plataforma qualificação profissional sedest sine-jp
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.