Adequação ambiental

Prefeitura de João Pessoa reúne setor produtivo da Orla para combater lançamento irregular de esgotos

13/01/2026 | 18:00 | 92

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) coordenou, nesta terça-feira (13), uma reunião com representantes de bares, restaurantes, hotéis e quiosques, localizados nas praias de Cabo Branco e Tambaú, para discutir a necessidade de adequação às normas ambientais e definir estratégias para zerar as emissões desordenadas de esgoto nas galerias pluviais.

O encontro integrou uma ação conjunta da Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com apoio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o conjunto de ações tem como principal objetivo reduzir a poluição e o acúmulo de resíduos na Orla. “Estamos trabalhando todos os dias para contribuir com uma praia mais limpa, organizada e ambientalmente sustentável, além de diminuir reclamações relacionadas a odores, sujeira e impactos negativos ao meio ambiente e ao turismo”, ressaltou.

Medidas pactuadas – Durante a reunião foram pactuadas uma série de medidas voltadas à mitigação da poluição nas praias e à melhoria das condições ambientais da Orla. Entre os encaminhamentos definidos, a Emlur realizará uma avaliação da geração de resíduos dos estabelecimentos, com o objetivo de adequar e otimizar o serviço de coleta de lixo. Também ficou acordado que bares, restaurantes e quiosques deverão contratar caminhões limpa-fossa para realizar a limpeza preventiva e a desobstrução periódica das caixas de gordura, evitando o lançamento de resíduos oleosos na rede coletora e nas galerias pluviais.

Outra medida importante diz respeito à gestão de resíduos. Os quiosques de Cabo Branco e Tambaú irão apresentar Planos de Gerenciamento de Resíduos, prevendo a destinação ambientalmente adequada e reciclável, especialmente dos resíduos de coco e óleo de cozinha, que passarão a ser recolhidos por meio de coleta especial, deixando de ser descartados nos contentores e lixeiras da orla.

As secretarias envolvidas reforçaram que as ações terão caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, com acompanhamento contínuo, visando garantir o cumprimento da legislação ambiental e a preservação das praias de João Pessoa.

Ir para o conteúdo