Discutindo a cidade

Segmentos sociais participam de reunião sobre revisão do Plano Diretor da Capital

09/07/2021 | 16:00 | 436

Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada participaram, na manhã desta sexta-feira (9), de uma reunião que apresentou a revisão do Plano Diretor de João Pessoa. O evento aconteceu no Paço Municipal e foi aberto pelo vice-prefeito Leo Bezerra, afirmando que toda a população deve ser ouvida neste processo. A iniciativa foi da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e da Secretaria de Planejamento (Seplan), que está à frente da revisão do documento.

“As pessoas queriam diálogo e não tinha. Agora é diferente. Nós queremos a participação da população no Plano Diretor. Esse é nosso objetivo. Nessa gestão, todos serão ouvidos para que esta revisão do plano seja feita com cidadania, com qualidade e com respeito”, afirmou Leo Bezerra.

O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, enfatizou que a pasta está à disposição para ajudar nessa construção no que for possível, garantindo o diálogo direto com bairros e comunidades de João Pessoa. “Acreditamos que é possível construir uma cidade justa e humana de forma coletiva e vamos trabalhar em conjunto nesta proposta de revisão do plano”, falou.

Valéria Von Büldring, presidente do Núcleo da Secretaria de Planejamento, apresentou um vídeo institucional sobre a proposta de revisão do Plano, com informações de como se dará todo o processo de construção, que será dividido em fases. “Estamos todos juntos para construir essa cidade que queremos no futuro, de forma participativa, com os setores da sociedade civil organizada e toda população de Joao Pessoa”, disse.

Demandas dos povos de terreiros, questões ambientais, LGBTQI+, revitalização de espaços urbanos e históricos, cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, com lazer e educação, questões de acessibilidade para cadeirantes, para pessoas com deficiência, foram alguns dos temas levantados durante a reunião.

O representante LGBTQI+, Cleber Fernandes, do Movimento do Espírito Lilás (Mel), afirmou que este é um momento importante para que a revisão do Plano Diretor seja retomada. “Chamo atenção para que o olhar esteja voltado para as periferias, que estão esquecidas e cresceram bastante, e para o Centro Histórico de nossa cidade”, colocou.

O presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Legi Freire, afirmou que a sociedade civil está disposta a construir uma cidade melhor para todo mundo. “Nós, com deficiência visual, enfrentamos muitos problemas e estamos sentindo que estamos num outro momento nessa gestão. Por isso, estamos aqui para saber mais sobre o plano”, disse.

Para saber mais sobre o Plano Diretor de João Pessoa, acesso o site www.pdjp.com.br