Segurança do paciente

Hospital Santa Isabel realiza ações educativas sobre higienização das mãos e ‘adorno zero’

22/09/2022 | 19:00 | 203

Ações educativas e de conscientização sobre a importância da higienização das mãos e ‘adorno zero’ para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde do paciente. A programação foi realizada nesta quinta-feira (22) pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e os serviços de Epidemiologia, Controle de Infecção Hospitalar e Meta 5 do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Durante todo o dia foram realizadas atividades para conscientizar servidores e colaboradores da unidade hospitalar, além dos usuários da rede municipal de saúde, sobre a importância de seguir critérios para manter os pacientes seguros, reduzindo riscos e garantindo um cuidado de qualidade.

Para tanto, foram feitas abordagens lúdicas utilizando paródia musical produzida pelos funcionários da instituição e dinâmicas como ‘Blitz do Adorno Zero’ e ‘Caixa da Verdade’ – utilizada na simulação de higienização das mãos, onde, após a lavagem, o funcionário colocava as mãos dentro da caixa que continha uma luz mostrando os pontos onde o produto agiu. Especialistas ressaltam que a higienização das mãos é um ato simples e que salva vidas quando executada com a técnica adequada.

Já as atividades relacionadas a campanha ‘adorno zero’ incentivam os profissionais, pacientes e acompanhantes a não usarem, na unidade hospitalar, anéis, alianças, brincos, relógios, pulseiras e colares, entre outros itens, para prevenir infecções.

As atividades realizadas nesta quinta-feira fazem parte da programação do Setembro Laranja, mês dedicado à segurança do paciente, cuja data é comemorada oficialmente no dia 17 de setembro.

Metas – A higienização das mãos/Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e adorno zero compõem a quinta das seis metas preconizadas internacionalmente para segurança do paciente e que são trabalhadas no HMSI.

As outras metas adotadas no Hospital Santa Isabel são: identificação do paciente; comunicação efetiva; medicação segura, cirurgia segura e prevenção de quedas e Prevenção de Lesão por Pressão (LPP).

RHP – Dentro da política de Segurança do Paciente, o Hospital Santa Isabel está participando do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), vinculado ao Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.