Doar faz bem

Instituto Cândida Vargas realiza Semana de Doação de Leite Humano a partir desta terça-feira

13/05/2024 | 20:00 | 130

A Semana de Doação de Leite Materno, promovida pelo Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, começa nesta terça-feira (14), às 8h, com atividades educativas sobre a importância de incentivar a amamentação com as pacientes dos alojamentos. A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e incentivar a doação desse líquido tão precioso e que salva vidas.

Estão programadas, até o dia 24, diversas atividades, como cursos, palestras, rodas de conversa, blitz nos alojamentos e visitas guiadas para as doadoras conhecerem a rotina operacional do Banco de Leite Humano do Instituto Cândida Vargas. Ainda durante a programação, será ofertada laserterapia as pacientes dos alojamentos.

“O aleitamento materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento infantil, fornecendo os nutrientes essenciais para o crescimento saudável dos bebês e fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho. No entanto, nem todas as mães conseguem amamentar seus bebês, seja por questões de saúde ou outras circunstâncias”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite Doutora Zilda Arns do ICV, Malu Tavares.

A Semana de Doação de Leite Materno busca sensibilizar as mães que têm leite excedente sobre a importância desse gesto solidário, bem como oferecer informações sobre como se tornar uma doadora. Além disso, destacar a excelência da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano e reconhecer o trabalho dedicado dos profissionais envolvidos.

Como doar – As mães interessadas em contribuir podem entrar em contato através do WhatsApp 99647-7511, onde receberão um formulário de cadastro e orientações sobre o processo de doação. As mães que podem doar são aquelas com boa saúde e excedente de leite.

“A doação de leite materno desempenha um papel crucial ao alimentar prematuros na maternidade, representando não apenas um gesto de empatia, mas também uma oportunidade de salvar vidas”, reforçou Malu Tavares.

Banco de Leite no ICV – O serviço oferece suporte às doadoras em diversos aspectos, incluindo amamentação, pega correta e promoção do aleitamento materno. Com uma equipe multiprofissional disponível, tanto para doadoras internas quanto externas, o banco se destaca como uma fonte confiável de assistência, contribuindo para o bem-estar das mães e bebês.

Programação da Semana de Doação de Leite Materno:

Terça-feira (14)

8h: Atividades sobre a importância de incentivar a amamentação;

Local: alojamentos do ICV

14h: Abertura do Congresso de Bancos de Leite da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;

Transmissão: online – canal YouTube da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Sexta-feira (17)

8h: Curso sobre a importância do aleitamento materno para profissionais da assistência;

Local: auditório ICV

14h: Palestra sobre a excelência da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, seguida de reunião técnica para qualificação da equipe BLH. Transmissão: online – canal YouTube da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Domingo (19)

Manhã e tarde: Stand com tira-dúvidas e apoio à amamentação na Maternidade

Segunda-feira (20)

Tarde: Atividades relacionadas ao Método Canguru, seguida de roda de conversas

Local: alojamentos do ICV

Noite: Blitz nos alojamentos (coordenação: Anne Caroline e técnicas)

Terça-feira (21)

Manhã: Roda de conversas na Casa Mãe Bebê, seguida de laserterapia nos alojamentos;

Tarde: Blitz na admissão;

Noite: Visita aos alojamentos.

Quarta-feira (22)

Manhã e Tarde: Visita guiada para doadoras conhecerem a rotina operacional do Banco de Leite

Quinta-feira (23)

Manhã, Tarde e Noite: Visitas aos alojamentos e blitz na admissão;

Sexta-feira (24)

Manhã e Tarde: Visitas aos alojamentos e ambulatório, com sessões de laserterapia nos alojamentos.

Pular para o conteúdo