Análises clínicas

Laboratório do Hospital Santa Isabel já realizou mais de 60 mil exames este ano

29/06/2022 | 07:00 | 326

Com equipamentos modernos, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) já realizou este ano mais de 60 mil exames, o que corresponde a uma média mensal de 10 mil procedimentos. A agilidade e precisão do serviço contribuem para a continuidade do tratamento do paciente de forma mais rápida e segura.

O setor atende predominantemente os pacientes internos para cirurgias eletivas e do pós-operatório, tanto das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) como das enfermarias. O laboratório ainda dá suporte ao ambulatório de pré-operatório, que atende os pacientes regulados pela rede de saúde para realizarem suas cirurgias no HMSI. Isso inclui os pacientes do programa Opera João Pessoa.

A bioquímica Patrícia Urquiza Lundgren Bolognini, coordenadora do Laboratório do Hospital Santa Isabel, afirma que o tempo de liberação do resultado costuma ser rápido e depende muito mais da complexidade do exame em si.

“Uma dosagem bioquímica, após a coleta e o preparo pré-analítico, fica pronto em poucos minutos, considerando que os exames são realizados em equipamentos modernos, que permitem a agilidade. Um hemograma pode demorar um pouco mais, pois além da automação, exige uma análise microscópica do sangue e requer a expertise do analista clínico. Mas, em geral, em poucas horas, os exames são disponibilizados no sistema de informática do laboratório. Após a liberação do laudo pelo analista clínico, a equipe assistencial tem acesso imediato ao resultado, visto que, o mesmo pode ser acessado de forma remota nas unidades de atendimento do hospital, de maneira célere, sem que haja necessidade de impressão”, destaca.

A coordenadora explica que existe no hospital uma rotina diária de coleta de exames para os pacientes internos, bem como, a qualquer momento, o médico assistente, caso ache necessário, faz nova solicitação via sistema gerenciador hospitalar ou por requisição manual. Um colaborador vai até a unidade solicitante e realiza a coleta do sangue do paciente.

Entre os exames laboratoriais processados no laboratório estão os de rotina, tais como hemograma; coagulograma; dosagens bioquímicas (glicemia, perfil hepático, perfil renal e ionograma, entre outros parâmetros sanguíneos), além de sumários de urina e testes rápidos diversos, incluindo o teste que detecta a Covid-19. Exames mais complexos, como dosagens hormonais, exames imunológicos, sorologias, biologia molecular, entre outros, são coletados no HMSI e encaminhados para os Laboratórios Centrais (Municipal e Estadual).

Funcionamento – O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Santa Isabel funciona 24 horas por dia, com 32 profissionais responsáveis pela realização do serviço. O quadro é composto por 9 bioquímicos, 4 biomédicos e 17 profissionais de nível técnico, incluindo técnicos em laboratório e de enfermagem, além de um profissional de apoio e um auxiliar administrativo/recepcionista.

Ainda estão sob a responsabilidade do laboratório as gasometrias, que são exames realizados dentro das unidades de terapia intensiva. Existem no Santa Isabel três gasômetros, que são equipamentos de medição de trocas gasosas e outros parâmetros.