Parceria

Transparência de João Pessoa troca conhecimento com equipe da Controladoria de Campina Grande

14/09/2021 | 20:30 | 297

A equipe do Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa participou de uma reunião com o objetivo de compartilhar conhecimento com a equipe da Controladoria Geral de Campina Grande (CGM-CG), na tarde desta terça-feira (14). Durante o encontro foram apresentadas as ações de melhores práticas, desafios e metodologia de trabalho da equipe da Capital paraibana.

No Portal da Transparência de João Pessoa, o cidadão encontra serviços e todas as informações relativas à pandemia da Covid-19 e à administração municipal, desde licitações até quais documentos são necessários para dar entrada em algum processo, através das Cartas de Serviços.

“Essa troca de experiência é um indicativo que a Prefeitura de João Pessoa está caminhando no sentido correto da efetiva promoção da transparência pública como um direito do cidadão, sendo o controle social um importante mecanismo de prevenção e combate à corrupção, através de uma gestão comprometida com o exercício da cidadania”, destacou o controlador geral do Município de João Pessoa, Eudes Moacir Toscano Júnior.

Ricardo Wagner, controlador geral de Campina Grande, ressaltou a importância desse encontro. “Esse contato é de uma importância fundamental por se tratar de dois órgãos de controle. São as duas maiores cidades da Paraíba trocando ideias e, principalmente, informações técnicas. Quero deixar meu agradecimento em nome do prefeito Bruno Cunha Lima à toda equipe da CGM de João Pessoa e, principalmente, registrar meus agradecimentos ao prefeito Cícero Lucena por toda cordialidade conosco”, disse. 

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida, destacou que o encontro com a Prefeitura de João Pessoa foi muito proveitoso para a troca de experiência e boas práticas relacionadas à gestão do Portal da Transparência, incluindo a arquitetura da informação, processo de gestão, disponibilização dos dados e os softwares utilizados.

“Fico muito agradecida pela disponibilidade da equipe e por essa boa parceria. Hoje podemos ver um casamento efetivo entre a tecnologia e a transparência, onde o Portal da Transparência de João Pessoa faz com muito êxito o uso da tecnologia. Essa troca de experiência é muito válida para entender como João Pessoa começou seu processo e para que a gente possa manter esse contato e essa aprendizagem mútua sobre controle, transparência, auditoria e promover mais ações em conjunto”, disse Laryssa Almeida.