2 de novembro

Sedurb abre cemitérios no Dia de Finados e orienta população para seguir medidas sanitárias contra Covid-19

26/10/2021 | 07:00 | 246

Os cinco cemitérios públicos em atividade em João Pessoa estarão abertos para a visitação da população na próxima terça-feira (2), Dia de Finados, das 6 às 18h. No Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, e no Santa Catarina, no Bairro dos Estados, acontecerão missas, mas com público reduzido em 50% da capacidade, como forma de evitar aglomerações.

Para prevenir a Covid-19, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vai adotar medidas sanitárias para acesso aos cemitérios, como a aferição da temperatura e a disponibilização de álcool a 70%, além do uso obrigatório de máscaras. A iniciativa visa, principalmente, resguardar a saúde de quem pretende prestar uma homenagem aos entes queridos.

De acordo com o secretário Fábio Carneiro, a definição das missas em dois cemitérios ocorreu após diálogo com a Arquidiocese da Paraíba. Serão cinco missas, a partir das 7h, no Senhor da Boa Sentença, e no Santa Catarina serão duas, às 9h e 15h. Nos outros três cemitérios (Penha, São José e Cristo Redentor), seguem sem celebrações.

“Este ano, graças ao avanço da vacinação e consequente queda nos números da Covid, abriremos os nossos cemitérios para que a população possa prestar sua homenagem aos entes queridos. Reforçamos a necessidade de cumprirmos os protocolos para garantir a saúde e o bem-estar de todos”, afirmou Fábio Carneiro.

Limpeza e zeladoria – As já rotineiras ações de manutenção e zeladoria realizadas nos cemitérios pelas equipes da Sedurb e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foram intensificadas nas últimas semanas. Dentre os serviços realizados estão capinação, roço, varrição, coleta, pintura e consertos nas áreas internas e que dão acesso aos cemitérios.

Horário das missas no Dia de Finados:

Cemitério Senhor da Boa Sentença (Varadouro)

7h – Missa com padre Marcondes Menezes;

9h – Missa com o arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson;

11h – Missa com o padre Francisco de Assis Azevedo;

15h – Missa com o vigário geral da Arquidiocese, Luiz Júnior;

17h – Missa com o padre Manoel Natalino Marques.

Cemitério Santa Catarina (Bairro dos Estados)

9h e 15h – Missa com o cônego Evandro;