Diálogo com a população

Sedurb se reúne com moradores para discussão do projeto da nova Eco Praça do Bessa

22/10/2021 | 11:23 | 121

Construindo melhorias para a população, com o apoio dos moradores. Esse é um dos pilares que compõem o novo modelo de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na noite desta quinta-feira (21), as equipes do setor de projetos da pasta se reuniram com representantes do bairro do Bessa. Na pauta, as demandas da população para compor o projeto da Nova Eco Praça do bairro.

O novo espaço de lazer será construído em uma área pública, que até então estava fora de uso e começou a contar com ocupações irregulares. A Sedurb, no início do ano, realizou o ordenamento do espaço e começou a dialogar com os moradores, que tomaram a iniciativa de cultivar plantas na área. “Percebemos que os moradores, além de necessitar de um novo espaço para a prática de atividade física e lazer, por cultivar plantas no terreno, iriam ter um zelo ainda maior se déssemos o aporte para construção de uma praça. Também entendemos que, para envolver a comunidade ainda mais no processo, a opinião dos moradores seria indispensável para elaboração do projeto”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

O setor de projetos da Sedurb já está elaborando o conceito da Nova Eco Praça, que contará com uma área ideal para o cultivo de espécies nativas da região, sugeridas e cultivadas pelos moradores, como uma ala de jardins, pista de caminhada, bicicletário e coreto. “Toda a ideia está sendo desenvolvida em conversa com os moradores, que são de fato os grandes protagonistas do cuidado com o espaço público. O projeto está sendo elaborado levando em consideração cada ponto destacado pela comunidade e já estamos em fase avançada de desenvolvimento”, destacou Neto Figueiredo, engenheiro da Sedurb.

Cronograma – A Sedurb pretende finalizar o projeto básico até a segunda quinzena do mês de novembro. A partir daí, será direcionado para a Secretaria de Planejamento (Seplan). A previsão é que, após a licitação de recursos, a obra seja entregue no primeiro semestre de 2022.