Construção coletiva

Segunda etapa de encontro para revisão do Plano Diretor é encerrada no Cecapro

27/08/2021 | 14:00 | 657

A segunda etapa das reuniões comunitárias que discutem a revisão do Plano Diretor de João Pessoa foi encerrada na noite desta quinta-feira (26), no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio. O encontro reuniu representantes de associações, organizações não governamentais, projetos sociais e lideranças comunitárias.

O encontro foi conduzido por Gustavo Taniguchi, responsável pelo consórcio que está gerindo o plano, através da Secretaria de Planejamento (Seplan). Nesta etapa de reuniões, que teve início na segunda-feira e foi dividida por segmentos, foi feita a escuta e a coleta das principais necessidades de melhorias apontadas pelos moradores da cidade. A próxima etapa será o encaminhamento de propostas.

Lúcia Maria da Silva, integrante de um projeto social no bairro de Mandacaru, disse que esta abertura faz com que as pessoas possam expor os principais problemas de seus bairros para conseguir uma solução. “Eu acho bom, acredito que a gente pode se ajudar. Isso que está acontecendo aqui [na reunião] é uma oportunidade para todos”, afirmou.

“Quando a gente tem essa compreensão de que a gestão precisa ouvir para acertar, o trabalho flui muito melhor. Nada melhor do que o próprio morador que vive a realidade de seu bairro, de sua comunidade para nos dar o diagnóstico. Por isso, esses momentos são muito importantes para todos nós”, avaliou Thiago Diniz, secretário executivo da Participação Popular, que vem mobilizando a população para as reuniões de revisão do Plano Diretor Municipal.

Para Valéria von Buldring, do Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (Neau) da Seplan, a cidade será atendida em todas as suas necessidades a partir do diagnóstico que será condensado. “Estamos completando o ciclo da participação popular do plano diretor. É muito importante termos esse diagnóstico de cada situação das comunidades para que elas sejam contempladas na revisão da forma mais completa possível”, disse.