Praia Limpa

Seinfra realiza ação na orla de Cabo Branco para combater esgotos clandestinos

24/02/2021 | 18:15 | 195

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa realizaram nesta quarta-feira (24) uma ação de fiscalização conjunta visando coibir ligações clandestinas de esgotos na orla de Cabo Branco.

Durante a fiscalização, foram inspecionadas redes de galerias de águas pluviais e de esgotamento sanitário, localizadas no final da orla de Cabo Branco, totalizando sete pontos. A fiscalização faz parte da ação desenvolvida em toda a orla da Capital, denominada de Praia Limpa, que tem como objetivo coibir esgotos jogados no mar, garantindo praias limpas para à população.

Durante a ação, não foram constatadas ligações clandestinas, mas novas atividades serão realizadas posteriormente. De janeiro até agora, a Secretaria de Infraestrutura já fechou nove pontos de ligações clandestinas de esgotos que estavam sendo despejados no mar, todos em Manaíra.

Além disso, a Semam emitiu 14 notificações para donos de casas e estabelecimentos comerciais identificados despejando esgoto na rede pluvial. Dos 14 notificados, oito proprietários resolveram o problema, fazendo a ligação à rede coletora; outros seis foram autuados com multas que variam entre R$50 mil e R$60 mil.

A Semam disponibiliza o número 0800-281-9208, pelo qual a população pode fazer denúncias de crime ambiental. Já a limpeza das galerias de águas pluviais pode ser solicitada junto à Seinfra, por meio do telefone 0800 031 1530.