Sustentabilidade

Semam substitui copos descartáveis por canecos de madeira de reflorestamento nas secretarias

27/09/2019 | 14:52 | 920

Segundo a Organização das Nações Unidas, 80% de todo o lixo que contamina os mares é composto por plástico. Atenta a esse tipo de resíduo, a Secretaria de Meio Ambiente realiza, desde o ano passado, a substituição, nas diversas secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), dos copos descartáveis por canecos sustentáveis, feitos de fibra de coco e madeira de reflorestamento.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, fez a entrega dos copos sustentáveis para os servidores da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Ele foi recebido pela secretária Sachenka da Hora, que destacou a importância da ação. “A gente sabe que o plástico pode ser reutilizado nas obras, na construção civil, em diversas outras ações, mas não faz o menor sentido gerarmos esse tipo de resíduo no nosso dia a dia, no cotidiano nas secretarias. Então, nós recebemos a ação com muita simpatia e ficamos agradecidos pela visita aqui dos técnicos da Semam”, comentou ela.

Abelardo Jurema Neto, lembrou que “é muito importante cuidarmos da cidade, mas esse cuidado começa, digamos assim, “na nossa casa”, e essa ação representa a atenção que temos em realmente sermos sustentáveis. Esse é um caminho sem volta e a nossa intenção é substituir todos os copos descartáveis pelos copos de uso contínuo, no espaço da PMJP”, concluiu.

Práticas sustentáveis – Na Semam, diversas práticas internas já são estimuladas, com foco na sustentabilidade e na redução de uso de insumos poluentes.  Além da substituição dos copos plásticos descartáveis por canecos de uso contínuo, foi instalado na Secretaria o sistema de ecodrenagem, que reutiliza a água de todos os aparelhos de ar condicionado para irrigação do jardim. Este mesmo sistema foi ampliado para outros espaços da PMJP, a exemplo do Gabinete do Prefeito. O sistema capta a água expelida pelos drenos de quatorze aparelhos de ar condicionado, entre 8h e 17h. Em 22 dias de expediente são armazenados, em média, 1.892 litros de água que são reutilizados na irrigação do jardim.

A Semam está reutilizando, nos jardins da PMJP e na jardinagem das áreas urbanas da cidade, o resto de material retirado dos galhos das árvores, durante a Poda Programada. A poda é feita nas árvores das principais ruas, avenida, canteiros e praças da cidade. Os galhos retirados são triturados e transformados em composto orgânico, reutilizado nos canteiros da PMJP e também para adubação no Viveiro Municipal de Plantas Nativas.