COTT
Semob-JP moderniza atendimento e registra mais de 21 mil interações com a população
02/01/2026 | 18:00 | 110
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vem consolidando um modelo de atendimento cada vez mais ágil, eficiente e integrado. O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) passou a centralizar os serviços em um único canal, ampliando a capacidade de resposta às demandas da população. Esse avanço foi possível com a integração do Central de Reclamações e Informações (Cerin), fortalecendo o fluxo de atendimento e a gestão das solicitações.

Com a unificação dos atendimentos realizados por telefone, aplicativos de mensagens e pela plataforma 1Doc, o COTT passou a acompanhar, registrar e direcionar com maior rapidez todas as demandas relacionadas ao trânsito e ao transporte público na Capital.
Em 2025, o Centro Operacional registrou 21.064 mil interações com a população, números que confirmam sua importância estratégica para a gestão da mobilidade urbana. Por meio do telefone (83) 3213-7188, foram 11.316 ligações abrangendo desde pedidos de informação até solicitações de fiscalização de trânsito e transporte e 9.748 registros de solicitações de apoio operacional e ações de fiscalização relacionadas ao trânsito e ao transporte público.
Entre as principais solicitações de fiscalização registradas pelo COTT, destacam-se 1.955 ocorrências de estacionamento em local ou horário proibido, 1.644 casos de estacionamento sobre o passeio público (calçada) e 1.427 registros de veículos estacionados em guia rebaixada destinada à entrada e saída de veículos.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, ressaltou a eficiência do atendimento prestado pelo COTT. “Esses números refletem o papel fundamental do Centro Operacional no monitoramento e no ordenamento do espaço viário, garantindo mais segurança, fluidez e respeito às normas de trânsito. Além disso, o COTT conta com 31 câmeras de monitoramento ativas, que auxiliam no acompanhamento em tempo real das vias e no direcionamento ágil das equipes de campo”, destacou.
Agora em 2026, a Semob-JP vai ampliar os serviços automatizados por meio do WhatsApp, permitindo a unificação do atendimento telefônico e do aplicativo em um único número. Entre as novas funcionalidades previstas estão a solicitação de fiscalizações, consulta de débitos de veículos, emissão de boletos e solicitação de credenciais para idosos e pessoas com deficiência.
“A modernização reforça o compromisso da Semob-JP com o uso da tecnologia para aprimorar o atendimento à população e fortalecer o trabalho do COTT como o coração operacional da mobilidade urbana de João Pessoa”, afirmou o diretor de Operações, Sanderson Cesário.
Agilidade – O usuário Samuel Ferreira dos Santos parabenizou a melhora significativa no serviço de atendimento telefônico da Semob-JP e elogiou o profissional que o atendeu, ressaltando a competência e o profissionalismo. Segundo ele, um dos principais avanços foi a redução no tempo de espera.
“Antes, o atendimento chegava a ocupar quase toda uma manhã, e hoje foi resolvido em menos de dez minutos. Fui atendido por um servidor extremamente qualificado, que explicou todas as informações com clareza, segurança e domínio do assunto. As opções do atendimento telefônico agora estão muito mais claras e objetivas, o que facilita bastante o direcionamento de quem liga. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou.

Canal de comunicação – Em situações de urgência, a população pode acionar os agentes de mobilidade por meio do WhatsApp (83) 9 8760-2134, canal disponível para envio de mensagens e imagens. Mesmo em feriados e finais de semana, os agentes seguem de plantão para atender ocorrências trânsito, assegurando a segurança viária e a fluidez nas vias da Capital.
-
Texto: Nadja Dias
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Bruno Nascimento -
Secretarias
semob -
Tags
atendimento Central de Reclamações e Informações Centro Operacional de Trânsito e Transporte Cerin cott gestão das solicitações mais ágil mais de 21 mil interações modernização semob-jp
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.