Semana Nacional de Trânsito

Semob-JP realiza ação educativa na ciclofaixa do Valentina Figueiredo

21/09/2021 | 12:00 | 185

Uma ação educativa foi realizada, na manhã desta terça-feira (21), dando continuidade a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Desta vez, a atividades foi direcionada para os ciclistas que transitam na ciclofaixa da Rua Mariângela Lucena Peixoto, no Valentina.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) abordou ciclistas e condutores com orientações para as regras de segurança no trânsito e a importância de utilizarem a cilofaixa.  “Os ciclistas foram orientados com informações sobre a importância de como se manterem mais seguros e quando não houver ciclovias, transitem pelo bordo da via, no mesmo sentido dos veículos. Para os motoristas, distribuímos sacolinhas com material educativo para o respeito às pessoas que pedalam”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.

O técnico administrativo Daniel Silva, foi abordado pelos educadores e recebeu acessórios de segurança para a sua bicicleta, como lanternas e uma placa de ‘Respeite o Ciclista’. “Uso a bicicleta para praticar esporte e para deslocamento dentro do bairro. Muito importante essa campanha, pois conscientiza os motoristas que tem uma vida em cima da bike e o próprio ciclista tem que ter os cuidados para pedalar com segurança”, declarou o morador do Valentina.

Segurança viária – Durante a ação educativa, ao mesmo tempo, houve a fiscalização dos agentes de mobilidade para coibir o estacionamento proibido na via e a equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) revitalizou a pintura da ciclofaixa, no trecho da Rua Mariângela Lucena Peixoto, entre a rotatória e a Fundação Bradesco.

Dicas para pedalar com segurança – Em 2020, foram registrados 750 acidentes envolvendo ciclistas. Para que esses acidentes sejam evitados, a Semob-JP orienta que os ciclistas usem a bike com sinalização refletiva, capacete e se comuniquem com os demais condutores por meio de gestos com os braços para evitar acidentes. Os motoristas devem manter uma distância lateral de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar uma bicicleta e que os ciclistas, assim como os pedestres, têm preferência de passagem sobre os veículos motorizados.

CTB – O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o condutor que for flagrado estacionando nas ciclovias e ciclofaixas, estará cometendo uma penalidade administrativa que custará 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter da multa grave no valor de R$195,32 e remoção do veículo.

Malha cicloviária – Atualmente, João Pessoa possui mais de 95 km de ciclovias e ciclofaixas, que passam pelos bairros do Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Quadramares, Seixas, Valentina, Funcionários, entre outros. Seja para treinamento, lazer ou como meio de transporte, a bicicleta segue como um modal que cada vez mais é usado para dinamizar o trânsito, sendo não poluente e benéfico para a melhoria da qualidade de vida.

Programação SNT – Nesta quarta-feira (22), às 7h30, vai acontecer uma ação integrada com o Programa Vida no Trânsito com recicláveis e pontos de coleta; dia 23, às 8h, vai ser comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito, no estacionamento da Semob-JP; já no dia 24, às 9h, vai ser realizada uma atividade nas Vagas Especiais de estacionamento com a comunidade, parceria com o Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), às 15h, na Praça da Paz, Bancários e, por fim, o encerramento da Semana Nacional de Trânsito com comando educativo para motociclistas, na Av. Epitácio Pessoa (Lourdinas).