Escola de Trânsito

Semob-JP retoma projeto Agentes Mirins com novas turmas na Escola Ana Cristina Rolim Machado

03/03/2020 | 16:33 | 1351

Estudantes da rede municipal de ensino estão tendo acesso a conhecimentos sobre segurança no trânsito. Nesta terça-feira (3), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) retomou o projeto Agentes Mirins com novas turmas na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, em Mangabeira. O propósito do projeto é capacitar os estudantes para serem multiplicadores de bons comportamentos relacionados ao trânsito na comunidade escolar.

As turmas do 5º ano estão recebendo aulas teóricas sobre noções básicas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de uma forma fácil para o entendimento. No curso, são explicadas as definições e conceitos, as funções das sinalizações de trânsito e o uso dos itens de segurança como capacete, cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

No ano de 2019, a Semob, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), formou 26 alunos do 5º ano B, a primeira turma de Agentes Mirins. A Escola Ana Cristina R. Machado foi escolhida em comum acordo com a Sedec por ser uma escola com jornada integral, e pelo fato de estar localizada em Mangabeira, entre os bairros com índices relevantes de acidentes de trânsito.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Gilmara Branquinho, a primeira etapa vai ser concluída com as aulas teóricas para que, em seguida, sejam feitas as aulas práticas, sempre com o monitoramento dos educadores e de agentes de mobilidade.

“Neste primeiro momento, estamos atendendo os alunos de quatro turmas do 5º ano, que já receberam quatro horas-aulas. Nossa pretensão é que outras turmas sejam atendidas durante todo o ano e também almejamos atender outras escolas”, esclareceu.

“Gosto muito das aulas dos Agentes Mirins, pois aprendo muito sobre como me comportar no trânsito, seja como pedestre ou passageiro. Aprendo que não posso caminhar na rua e sim na calçada, e sempre com o cinto de segurança, quando estou no carro”, contou o estudante Isaque Gabriel dos Santos, de 10 anos.

A equipe de educadores, nesta quinta-feira (5), às 14h, vai ministrar mais uma aula teórica na escola, conscientizando as crianças para um trânsito mais seguro.