Educação e prevenção

Serviços da Rede Municipal da Capital promovem atividades alusivas ao Dia do Dentista e da Saúde Bucal

23/10/2024 | 13:00 | 46

Serviços da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa organizaram uma programação especial em alusão ao Dia do Dentista e da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro. O objetivo é sensibilizar a população de que prevenir é sempre melhor do que tratar. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (23) com ações educativas das equipes de saúde da família nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

De acordo com Camila Castelo Branco, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a presença de profissionais de saúde no ambiente escolar é uma importante estratégia de promoção à saúde, que incentiva a criança a adquirir bons hábitos e ter mais qualidade de vida.

“Essa integração e articulação permanente da educação e da saúde, é possível graças ao Programa Saúde na Escola (PSE). Através dele conseguimos desenvolver projetos importantes que contribuem para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, proporcionando melhoria da qualidade de vida atual e futura”, destacou Camila.

Um dos locais visitados nesta quarta-feira (23) foi o CMEI Assis Tavares, no bairro do Roger. A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Varadouro preparou uma manhã com atividades lúdicas como encenações teatrais, música, brincadeiras, brindes e personagens infantis para orientar as crianças sobre escovação e outros cuidados básicos com a saúde bucal.

“A gente fez uma palestra em forma de peça teatral e música para as crianças conseguirem absorver e aprender mais facilmente. Além das ações comemorativas, periodicamente nós desenvolvemos nas creches um trabalho de educação e prevenção em saúde bucal, incluindo a escovação supervisionada e a visita ao dentista na unidade de saúde. É algo que tem funcionado bastante, pois eles levam esse aprendizado para casa”, explicou Gabriela Barros, odontóloga da USF Integrada Varadouro.

Atualmente, o CMEI Assis Tavares conta com mais de 100 crianças matriculadas e para a gestora da unidade, Rosilda Galdino, atividades como esta são fundamentais para a educação em saúde bucal dos pequenos. “Acredito que educação e saúde caminham juntas e as ações incentivam os pais a cuidarem melhor da saúde dos filhos para que essas crianças tenham melhor qualidade de vida”, disse.

Além dos CMEIs, as equipes de saúde da família também estão levando as ações educativas às escolas, USFs e condomínios residenciais. Já as equipes dos Centros de Especialidades Odontológicas estão preparando palestras, dinâmicas e rodas de conversa envolvendo profissionais e usuários.

Pular para o conteúdo