Outubro Rosa
Serviços da Rede Municipal de Saúde intensificam ações de prevenção ao câncer de mama
01/10/2020 | 14:15 | 421
Lembrada há mais de 25 anos, a campanha Outubro Rosa se tornou extremamente importante no cuidado à saúde das mulheres. Com o objetivo de sensibilizar a população feminina para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, os serviços da rede municipal de saúde de João Pessoa intensificarão as ações voltadas à saúde da mulher durante todo o mês de outubro.
As atividades acontecerão, predominantemente, nas unidades de saúde da família (USF), nos cinco distritos sanitários da Capital, com programação educativa, oferta de exames e encaminhamentos para mamografia, para não formar aglomerações e evitar a disseminação do coronavírus.
Fabiana Veloso, técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicou que a Campanha Outubro Rosa é um marco de divulgação para chamar atenção das mulheres, mas a prevenção e cuidado devem ser diários: “Durante todo ano promovemos ações de prevenção e disponibilizamos exames para as mulheres, pois sabemos que o diagnóstico precoce pode fazer toda diferença no tratamento”, disse.
Por mês, a rede municipal de saúde oferta mais de 3.500 mamografias destinadas à rede pública. Porém, em 2020, até o mês de julho, foram realizadas, aproximadamente, 5.500 exames, um número abaixo do esperado, causado pela baixa procura durante o período de distanciamento social, conforme explicou Fabiana Veloso. Com a campanha e o plano de flexibilização, a técnica de Saúde da Mulher espera que as usuárias voltem a procurar os serviços.
Policlínica das Praias – Dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa, a Policlínica Municipal das Praias Maria Alice Bezerra Cavalcanti, em Tambaú, vai realizar uma ação nesta sexta-feira (2), a partir das 9h, para chamar a atenção de suas usuárias para a importância do cuidado à saúde integral, especialmente a prevenção ao câncer de mama. Além dos profissionais do serviço, a ação contará com a participação de representantes da Associação Médica da Paraíba, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba.
Mamografia – Há três anos, a Prefeitura Municipal ampliou a faixa etária das mulheres que tem acesso aos exames de mamografia por rastreamento. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade, para mulheres entre 40 e 74 anos. Para ter acesso ao exame, a usuária deverá se dirigir à sua unidade de saúde da família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.
Em posse do encaminhamento, as mulheres que moram em João Pessoa podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou irem diretamente a um dos quatro serviços conveniados para fazer o agendamento.
No caso das moradoras de outros municípios, pactuados com a Capital, os exames devem ser agendados por meio das Secretarias de Saúde de onde residem.
Os serviços conveniados à rede municipal de saúde que realizam os exames de mamografia são: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Instituto Walfredo Guedes Pereira (São Vicente de Paula), Fundação Napoleão Laureano e Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC).
-
Texto: Gabriela Neves e Thibério Rodrigues
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
mamografia saúde
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.