Novembro Azul
Servidores da Emlur têm Dia D de serviços de saúde e conscientização sobre câncer de próstata
30/11/2022 | 13:30 | 667
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza, nesta quarta-feira (30), o Dia D de serviços de saúde e conscientização sobre câncer de próstata com os servidores do gênero masculino. A programação da campanha Novembro Azul oferta diversos serviços, com atendimento médico, odontológico, psicológico e nutricional, aferição de sinais vitais, realização de testes e aplicação de vacinas.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca o cuidado permanente com os servidores. “Disponibilizamos atendimento médico, odontológico, nutricional e psicológico durante todo o ano, porque temos cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Mas realizamos esse evento para chamar a atenção a esta causa. Queremos que todos estejam com a saúde em dia para viver mais e com qualidade”.
O agente de limpeza Severino dos Santos, que trabalha na varrição de ruas do Bairro dos Estados, aproveitou o evento para receber a quarta dose da vacina contra Covid-19. “Aproveitei que estou aqui para fazer uma consulta ao médico e receber o encaminhamento para fazer os exames que identificam o câncer de próstata”.


Às 7h30, os servidores foram recepcionados no hall da Superintendência da Emlur, com entrega do kit contendo panfleto informativo sobre cuidados com a saúde, o laço azul da campanha e um preservativo para lembrar da saúde sexual. Neste aspecto, o Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou a realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de vacinas contra Covid-19, hepatite B, tétano, tríplice viral e influenza.
O agente de limpeza José Milton, que trabalha na varrição em Mangabeira, fez todos os testes de ISTs. “Também vim para a consulta com o clínico geral da Emlur. No dia a dia, não dá tempo de vir à Emlur para ser atendido”.
Palestras – Pela manhã, o médico da SMS, Gabriel Fernandes, realizou uma palestra sobre longevidade e saúde do homem. A psicóloga Naiza Vieira ministrou palestra sobre a campanha Novembro Azul e os cuidados necessários com a saúde mental masculina.

No turno da tarde, o médico da Emlur, Florêncio Fernandes, apresenta uma palestra sobre a saúde masculina. No atendimento, ele sempre aborda a conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, sobretudo, com relação ao câncer de próstata, que é o mais letal no Brasil.
A coordenadora da Divisão de Medicina do Trabalho da Emlur, Marianna Miranda, destaca que é preciso quebrar o tabu sobre o cuidado com a próstata. “Os homens precisam se cuidar mais. O quanto antes houver um diagnóstico sobre a doença, mais fácil será o tratamento”.
Prioridade – No Dia D de serviços, os servidores com idade a partir de 50 anos ou de 45 anos e com histórico de câncer na família fazem a consulta com o médico da Emlur e recebem o encaminhamento para realizar os exames de toque retal e de PSA, na rede municipal de saúde, como o Hospital Santa Isabel, que é referência nos serviços.
A Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur, em parceria com a Câmara Especializada em Conciliação, Mediação e Arbitragem (Cecma) faz atendimento social e jurídico dos servidores para conceder orientações sobre existência de direitos e apresentar soluções jurídicas.
A programação do evento ainda inclui o serviço de auriculoterapia. O coordenador da Divisão de Tecnologia da Informação da Emlur, Marcos Junior, resolveu testar a terapia integrativa. “Eu tinha curiosidade de saber como funciona o procedimento. Quero tratar dores musculares, tensão, ansiedade e estresse”, comenta.
O evento do Novembro Azul ainda conta com disponibilização de lanche e almoço aos participantes, sorteio de brindes e corte de cabelo, realizado pela Associação dos Trabalhadores da Prefeitura de João Pessoa.
-
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Paulista/Assessoria -
Secretarias
emlur -
Tags
ação de saúde emlur novembro azul saúde do homem servidores da emlur
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.