‘Saúde em Movimento’

Servidores da sede da SMS iniciam atividades de ginástica laboral

04/07/2022 | 13:00 | 302

Os servidores da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciaram, nesta segunda-feira (4), atividades de ginástica laboral, que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida através de um programa de exercícios adaptados às atividades do trabalho. As atividades são ministradas pelos profissionais do programa Saúde em Movimento e seguirão acontecendo toda segunda e quarta-feira, no turno da manhã.

“A ginástica laboral funciona com uma série de exercícios físicos trabalhando mobilidade, alongamento e fortalecimento, podendo reduzir a fadiga e otimizar a produtividade e a satisfação dos colaboradores. O principal benefício e um dos principais motivos da implantação da ginástica laboral é a prevenção do surgimento de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT)”, destacou Nicolas Travassos, coordenador do programa Saúde em Movimento.

Na sede da SMS participam da atividade em torno de 300 trabalhadores. Mônica Mesquita, servidora da Secretaria de Saúde, já tem a prática da atividade física em sua rotina, mas celebrou a iniciativa da ginástica laboral durante o expediente. “Foi uma ideia muito boa permitir às pessoas, que não têm disponibilidade de tempo, realizar atividade no horário de trabalho, mesmo que rapidamente, fazendo com que a saúde física e mental entrem em unidade, é algo que vai trazer benefícios tanto para o nosso corpo, quanto para a forma que vamos realizar nosso trabalho”, comentou a servidora.

“Trabalho aqui na secretaria há mais de 10 anos e é a primeira vez que temos acesso à atividade desse tipo, é algo muito bom e que mostra a preocupação dos nossos gestores em cuidar de seus servidores”, comentou a assistente administrativa da SMS, Ingrid Delgado.

O projeto de Ginástica Laboral para os servidores municipais já é uma realidade em 13 secretárias e serviços, além dos gabinetes. Mas o objetivo da coordenação do programa Saúde em Movimento, responsável pelas atividades de ginástica laboral, é implementar em todas as secretarias e serviços da Rede Municipal.

Em todos os serviços, as atividades são realizadas duas vezes por semana com aulas de 15 minutos. O coordenador do projeto garante que, embora algumas pessoas achem pouco tempo, a rotina da atividade proporciona vários benefícios para os praticantes. “Dentre os benefícios da ginástica laboral estão: elevação da autoestima e sensação de bem-estar; melhora questões psicológicas e sociais; reduz a fadiga e o estresse; melhora a postura; melhora a concentração; favorece o fortalecimento muscular; contribui com a função cardiorrespiratória; traz mais energia e disposição, além de estimular para iniciar outras atividades físicas”, concluiu Nicolas Travassos.