Apoio

Sine-JP auxilia candidatos que procuram primeira oportunidade no mercado de trabalho

17/08/2021 | 08:00 | 2367

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem está em busca do primeiro emprego muitas vezes se depara com desafios como a falta de experiência ou qualificação. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), no entanto, tem auxiliado candidatos com esse perfil, encaminhando-os para postos de trabalho que não exigem tais pré-requisitos, além de ofertar cursos e capacitações preparatórias.

Esse apoio do Sine-JP tem sido fundamental. Este ano, por exemplo, dos 2.050 encaminhamentos do órgão para o mercado de trabalho, de candidatos ao primeiro emprego, 410 conseguiram concretizar uma vaga. A maior oferta foi para a função de operador de telemarketing, com 320 vagas contratadas, como destaca o coordenador do Sine-JP, Euripedes Leal.

“É uma área muito boa para quem está em busca do primeiro emprego, na maioria das vezes jovens que ainda não possuem experiência profissional comprovada. Outra função que a gente conseguiu encaminhar muitos candidatos foi a de atendente, que empregou 80 pessoas”, disse Eurípedes Leal, lembrando que o Sine-JP é importante na intermediação de mão-de-obra.

“Estamos com cursos e capacitações que preparam os candidatos para o mercado de trabalho, porque a qualificação é fundamental. São dinâmicas para ajudar nas entrevistas de emprego, além de cursos específicos, como de garçom, auxiliar administrativo, camareira e almoxarifado. Os candidatos têm acesso a esse serviço de forma gratuita, podendo optar por ele no momento que se inscrever no Sine-JP. As atividades são realizadas todas as terças, pela manhã”, explicou. Outra ferramenta importante, essa tanto para quem está em busca do primeiro emprego ou para quem quer se reinserir no mercado de trabalho, é o Painel da Empregabilidade, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Por meio dessa ferramenta digital, os candidatos podem conferir a oferta de vagas de forma online, através do site da Prefeitura de João Pessoa. O serviço está disponível aqui.