Comércio aquecido
Terceira edição do Forró Verão impulsiona renda extra para comerciantes informais da Capital
01/01/2026 | 14:30 | 225
O Forró Verão já se consolidou como um dos grandes eventos gratuitos de João Pessoa e, em sua terceira edição, segue com a honrosa tarefa de iniciar o Ano Novo trazendo muita festa, música, dança e alegria. Mas, para além da diversão que proporciona, o festival realizado pela Prefeitura Municipal tem movimentado de forma significativa diversos setores da economia local, especialmente o turismo, a hotelaria e o comércio, com destaque para os ambulantes que vão garantir uma renda extra nos sábados de janeiro.


Em 2026, com uma programação diversificada, o Forró Verão acontece sempre a partir das 19h, no Busto de Tamandaré, onde também será palco da gravação dos DVDs das cantoras Lucy Alves e Raphaela Santos. Porém, a grande novidade deste ano é a ‘Cidade Forró’, um espaço polivalente que propõe integrar música, artesanato e gastronomia. Estruturado próximo ao palco principal, o local vem impulsionar ainda mais a dinâmica do comércio informal, garantindo aos trabalhadores ambulantes a tão almejada renda extra, ou como alguns deles costumam dizer, “o tão esperado décimo terceiro salário”.
E é nesse clima festivo e promissor, de início do ano, que o festival segue cumprindo seu objetivo: valorizar a cultura regional enquanto impulsiona a economia local. No que diz respeito especificamente ao comércio informal, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), visando a segurança e a organização dos ambulantes, lançou um edital de cadastramento com 190 vagas autorizadas.
Os selecionados, por sua vez, se comprometeram em seguir as regras de organização e padronização estabelecidas pela Prefeitura de João Pessoa. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para dar conta do trabalho de ordenamento e fiscalização desse espaço comercial, vai utilizar um aparato de 30 agentes por noite, durante todo o evento.

De acordo com Marmuthe Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, a fiscalização constante tem o objetivo de verificar se as estruturas utilizadas pelos comerciantes estão em conformidade com suas respectivas autorizações, bem como com as normas estabelecidas no edital. Segundo ele, além de notificar os ambulantes que, por ventura, vierem a descumprir as regras, a Secretaria, poderá, ainda, apreender materiais, estruturas e produtos de ambulantes não autorizados.
O secretário faz questão de destacar a importância do Forró Verão para a cidade de João Pessoa, não apenas como impulsionador do comércio informal, mas como um articulador, criando conexões múltiplas entre diversos setores, tais como as redes turística e hoteleira; a economia criativa e o comércio; assim como a cadeia produtiva musical. “A cada ano, o Forró Verão se consolida como um dos principais eventos do calendário turístico da Paraíba, e, também, como um pilar de valorização da cultura nordestina, combinando entretenimento de qualidade, promoção da identidade cultural e desenvolvimento econômico”, ressaltou.
De acordo com Josemar Muniz, vice-presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg-PB), a expectativa dos ambulantes para o Forró Verão 2026 é bem alta. O motivo, segundo ele, é a notória consolidação do evento na região, bem como o “peso da programação”, que este ano traz diversos nomes de relevância da música nacional.
Nesse contexto, diz Muniz, a previsão dos trabalhadores informais é que as vendas superem aquelas dos anos anteriores. “E a importância dessa renda extra é imensa, porque é justamente nesse período que a gente paga praticamente tudo. É material escolar das crianças, impostos e tantas outras contas. E como são vários os dias de evento, dá pra pagar as contas atrasadas e ainda sobra um dinheirinho pra economizar”, enfatiza.
Em sua segunda participação no Forró Verão, Alisson Cauã, comerciante de bebidas e comidas, assegura que o retorno financeiro do evento é “bastante satisfatório”. O ambulante, que trabalha com outras três pessoas, explica como vai utilizar o apurado deste ano. “Uma parte é destinada às despesas de casa, outra é para reinvestir em mercadorias e uma terceira vai para a poupança, pois é muito importante poupar nosso dinheiro para alguma necessidade”, lembrou.

Já Emily Glaucia Viegas, que trabalha há 20 anos como ambulante, diz participar com alegria do Forró Verão, desde seu lançamento em 2024. Ela aproveita para agradecer ao prefeito Cícero Lucena pela iniciativa de realizar um evento desse porte durante todo o mês de janeiro. “Tem muito turista na cidade nesse período, e isso ajuda muito na renda familiar dos comerciantes informais. A gente fazia o Réveillon e ficava esperando o carnaval. E agora o Festival Forró Verão veio pra ficar. É perfeito”, comenta Viegas.




Atrações – O Forró Verão começa no próximo sábado (3), no palco montado nas areias da praia de Tambaú. Nesse primeiro dia, se apresentam a Banda Magníficos, Encantu’s, Aduílio Mendes e Fabiana Souto. Para conferir a programação completa, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festival-forro-verao-2026/.
-
Texto: Cristiane Albuquerque
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/Secom -
Secretarias
funjope -
Tags
ambulantes comerciantes comercio forro verão funjope
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.