Saúde

Vigilância Ambiental e Zoonoses alerta sobre cuidados básicos para evitar acidentes com escorpiões

19/08/2020 | 08:43 | 795

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Gerencia de Vigilância Ambiental e Zoonoses, alerta para cuidados básicos que podem ser adotados no dia a dia para prevenir os acidentes com escorpiões. Até o início domês de abril do corrente ano, foram notificados na Vigilância Epidemiológica 1.152 casos de acidentes com escorpiões.

Quando as notificações, Silvio Ribeiro, diretor da Vigilância em Saúde de João Pessoa, lembrou que a população deve estar atenta aos quintais das suas residências, mantendo os ambientes sempre limpos, sem metralhas, tijolos, telhas, e pedaços de madeira.

Outra medida é não jogar lixo em terrenos baldios, o que evita a proliferação dos escorpiões e demais animas transmissores de doenças. “Outra forma de prevenção é manter os buracos nos muros fechados e sempre olhar dentro dos sapatos, antes de calça-los”, comentou Silvio Ribeiro.

Os cuidados precisam ser reforçados principalmente em períodos mais chuvosos, pois os animais gostam do calor e no período de maior incidência de chuva e frio se deslocam e procuram locais mais quentes, que são ambientes propícios para o abrigo e reprodução da espécie.

A maioria das espécies dos escorpiões encontradas na capital é peçonhenta, mas não possui um veneno letal. Os principais sintomas de quando se é picado são: muita dor no local da picada, inchaço e vermelhidão. Os sintomas raramente evoluem para uma situação mais grave, porém dependendo do grau de alergia e imunidade, algumas pessoas podem vim a ter o agravamento dos seus sintomas.

Acidentes – A faixa-etária de pessoas mais acometidas são menores de 10 anos. A maioria das ocorrências em adultos acontece geralmente durante a limpeza de algum ambiente e no manuseio de roupas e sapatos sem a devida atenção.

“Quando se é picado pelo escorpião, não se deve usar nenhum produto, como creme dental e pomadas. Não amarrar ou fazer torniquete, não cortar ou perfurar o local, não fazer nada de que não se tenha conhecimento prévio. Não se oriente jogar álcool ou fazer curativos, para evitar infecção no local. De imediato apenas lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico”, orientou o diretor da Vigilância em Saúde de João Pessoa.

No caso de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos, deve-se procurar o CEATOX, localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

  • Texto: Dayana Nóbrega
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Arquivo/SECOM

  • Secretarias

    sms
Ir para o conteúdo