Nesta terça e quarta

Vigilância Ambiental realiza ação de prevenção à proliferação de roedores na praia

01/02/2021 | 15:30 | 292

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, realiza nesta terça (2) e quarta-feira (3), uma ação de prevenção à proliferação de roedores em toda extensão da faixa de areia da orla da Capital. A atividade terá às 6h, no final da praia do Bessa e tem o objetivo de combater a presença dos roedores causadores de doenças para a população.

Durante a atividade, cerca de 20 agentes de controle de endemias, especializados em roedores, estarão fazendo uma busca por tocas, ninheiras e possíveis abrigos e, realizando a aplicação de raticidas. A ação acontecerá desde o final da orla do Bessa até a praia da Penha, por toda a faixa de areia e calçadão, principalmente na saída de galerias pluviais, que acabam servindo de abrigos.

Vigilância Ambiental alerta à população que não descarte restos e alimentos na praia

“O que pudemos observar é que as pessoas, devido à pandemia, passaram a frequentar mais as praias levando comidas, como uma alternativa aos bares e restaurantes, com isso, o descarte incorreto do lixo e resto de alimentos, além de sujar nossas praias está favorecendo a proliferação de ratos e outros roedores”, explica o chefe de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes. Ele ainda faz um apelo para que a população contribua com a limpeza das praias, descartando os resíduos no local correto. “Além da nossa ação, com aplicação de raticidas, também é preciso que as pessoas retornem a consciência de preservar o meio ambiente”, frisou.  

Nilton Guedes lembrou ainda que esse tipo de ação já faz parte do calendário de atividades da Divisão de Vigilância Ambiental, acontecendo sempre no mês de março. Mas, mas este ano, o trabalho precisou ser antecipado devido ao surgimento de roedores nesse começo de ano.