Para evitar intoxicação
Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com acondicionamento e refrigeração de alimentos
24/01/2021 | 14:00 | 989
Não é preciso ser alérgico para sofrer uma intoxicação após a ingestão de algum alimento. A Vigilância Sanitária de João Pessoa alerta sobre os cuidados que a população deve ter quando for adquirir ou acondicionar os alimentos perecíveis, como carnes, peixes enlatados, frutas e legumes.
A diretora da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa, Alline Grisi, diz que esse tipo de ocorrência é muito comum na população, seja com a ingestão de alimentos em pontos comerciais na rua, praias e até dentro de casa. “No momento, estamos sem uma notificação destas ocorrências, mas foi iniciado um levantamento do exercício 2021”, informa a diretora.
Ela alerta que a população deve ter muita atenção quando for adquirir alimentos em estabelecimentos comerciais. “A preocupação deve ser, em especial, com a data de validade da fabricação e o tempo que ele deve ser consumido, principalmente carnes em recortes, bolos e demais produtos, além da temperatura que deve utilizar durante a refrigeração”, lembra Alline Grisi.
De acordo com a diretora, frango e crustáceos são os alimentos que mais provocam esse tipo de intoxicação, portanto, os cuidados devem ser dobrados na hora do acondimento. O grande alerta é para a ingestão de lanches, como acarajé, espetinho, caldinho, hamburguer e outros comercializados em pontos nas ruas e restaurantes. “É necessário um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios”, destaca.
Fiscalização – A Vigilância em Saúde está criando um cronograma de visitas a estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade. “A incidência de surtos aqui em João pessoa é grande, mas não é notificado. Vou criar esse setor na Epidemiologia da Vigilância”, afirma Alline Crisi. A grande preocupação é focar na prevenção, por meio da educação e garantir que a população consuma alimentos que não ofereçam prejuízos à sua saúde.
Serviço – Caso alguém adoeça ao ingerir alimentos, Alline Grisi recomenda procurar a rede de saúde ao sentir os sintomas e nunca se automedicar. “A pessoa deve procurar o médico em qualquer situação de indisposição, após ingerir esse tipo de alimento”, adverte a diretora.
Acondicionamento e refrigeração:
Frutas – A melhor forma de armazenamento é em temperatura até 17 graus;
Enlatados – Fechado no estoque seco, com abertura de entrada e saída de ar.
Enlatados abertos – Em refrigeração até 10 graus;
Carnes e peixes congelados – até 18graus
Se for resfriado – até 5 graus
-
Texto: Fátima Sousa
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: -
Secretarias
sms -
Tags
acondicionamento alimentos refrigeraação vigilância sanitária
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.