Melhor assistência

Profissionais de saúde que atuam nas salas de vacinas participam de mais um ciclo de capacitação

19/10/2023 | 20:30 | 291

A Prefeitura de João Pessoa está promovendo mais um ciclo de capacitação para cerca de 300 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam nas salas de vacina da rede municipal. Os encontros acontecem até esta sexta-feira (20) no auditório da Central de Imunobiológico – Rede de Frios, no bairro de Água Fria.  

“Temos o compromisso de sempre atualizar os profissionais de saúde com adequação também das normas técnicas orientadas e exigidas pelo Ministério da Saúde e órgãos de controle e fiscalização. Sobretudo, o principal é a oferta da assistência que proporcionamos aos nossos usuários, que é um serviço de qualidade, com muita segurança e cuidado”, ressaltou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.  

Na capacitação estão sendo apresentadas todas as informações sobre os produtos, a logística, conservação dos produtos, organização, distribuição e controle de temperatura, manutenção e, principalmente, o cuidado na qualidade da oferta, atendimento e orientação aos usuários. Além de promover a atualização desses profissionais, seguindo também os protocolos e o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, o momento é também para troca de experiência. 

“Este ano recebemos diversas atualizações promovidas pela Prefeitura de João Pessoa e por outras entidades parceiras, como as realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Fiocruz. Com esses momentos de troca de conhecimento, qualificamos a assistência do serviço à população, de forma mais segura e eficiente”, disse Martha Helena, enfermeira e referência de imunização do Distrito Sanitário V.  

Os serviços para assistência com vacinação estão distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais, Centro de Imunização e as equipes itinerantes que trabalham nos pontos móveis e nas ações extramuros.