Parceria com a UFPB

Secitec promove live ‘Inovação e Educação fora Caixa’ nesta quarta-feira

13/04/2021 | 15:00 | 431

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec) tem como uma de suas missões levar conhecimentos da área de Ciência, Tecnologia e Inovação à população da Capital. Porém neste período de pandemia não é possível realizar eventos presenciais. Dessa forma o melhor método é chegar digitalmente aos cidadãos. Pensando nisso a equipe da secretaria preparou uma série chamada “Personalidades Acadêmicas”, com a ideia de aproximar a população e o meio científico.

O primeiro episódio da série será veiculado no canal da PMJP do youtube pelo link https://youtu.be/5q7dWh5ODUs   no dia 14 de abril às 19h. Nesta primeira live, o professor Dr. Euller Macedo, do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará uma live cujo título é “Inovação e Educação fora da caixa”.

No evento online serão abordadas situações do dia a dia em ambientes educacionais onde são usadas metodologias de ensino no modelo PBL – aprendizagem baseada em problemas. Neste método procura- se aprender solucionando um problema do dia a dia da sociedade usando conceitos e métodos científicos e tecnológicos.

Serão apresentados alguns casos de sucesso, de maneira clara e amigável para a audiência, que ocorreram no curso de Engenharia Elétrica da UFPB, onde os alunos solucionando problemas reais absorvem os conhecimentos relativos à área. Neste método foram criados produtos e serviços desenvolvidos dentro do Laboratório FabLab da UFPB.

Um exemplo que será citado será um produto simples, mas que não tinha sido pensado antes um conta-gotas para portadores de deficiência visual. Os alunos foram buscar a demanda, visitar pessoas com necessidades especiais, profissionais de saúde, cuidadores para colher as informações e levantar o real problema para a construção do produto. Então foi feito o projeto do produto, bem como um estudo de mercado para que possa ser acessível ao maior número de pessoas. Este é apenas um dos exemplos dos vários que serão apresentados, que inclusive, estão ajudando os órgãos da área de Saúde no atendimento de demandas de enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo a secretária Margareth Diniz as parcerias realizadas pela Secitec têm o intuito de aproximar os cidadãos às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nós temos tudo dentro do município, basta realizar as parcerias e fazer que projetos como estes que tenham retorno direto para a população.”

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos da Secitec:

Telefone/Whatsapp: (83) 3214-2882

email: secitec.gabinete@joaopessoa.pb.gov.br