description
Limpeza Urbana

Coletas

Coleta domiciliar

A coleta domiciliar da cidade de João Pessoa é realizada pela Emlur e pelas empresas terceirizadas vencedoras de licitação – Marquise e Ambiental, sob a fiscalização da Emlur. Os caminhões compactadores coletam resíduos cobrindo o itinerário de todos os bairros da cidade e transportam os resíduos para o Aterro Sanitário Metropolitano. As coletas, diurna, noturna, alternadas e diárias, inclusive de madrugada e em áreas de difícil acesso, atendem a 94% da cidade. Os 6% restantes referem-se ao recolhimento de resíduos domiciliares em áreas de difícil acesso, que conta com uma equipe especifica da Emlur.

Coleta em locais de difícil acesso

Áreas de difícil acesso geralmente se referem a coleta em ruas estreitas, nas quais não é possível o acesso do caminhão compactador. A orientação é que a população coloque o lixo nas caixas estacionárias disponibilizadas nesses locais nos dias e horário da coleta domiciliar. Essa simples ação contribui para a execução do trabalho dos agentes de limpeza evitando que esses locais se transformem em pontos de acumulo de lixo. Pontos de lixo contribuem para atrair animais (roedores, mosquitos, cachorros) e para a proliferação de doenças.

Coleta Seletiva

A Emlur vem desenvolvendo ações e projetos para ampliar a Coleta Seletiva em João Pessoa em parceria com associações de catadores da Capital. Atualmente, a cidade conta com cinco núcleos de coleta seletiva, além do Centro de Triagem que funciona no Aterro Sanitário Metropolitano. A Coleta Seletiva consiste em um acordo simbólico com a população – o morador entra com a separação do lixo (seco e úmido) e as associações conveniadas a Emlur com a coleta porta a porta feita pelos agentes ambientais, antigos catadores informais. Esse projeto garante a inclusão social dos agentes ambientais, ajuda na preservação do meio ambiente e contribui para deixar a cidade mais limpa e organizada.

Núcleos:

1- Bessa: Rua Projetada S/N (próximo à rua Nicolau Melo)

2- Cabo Branco: Rua Paulino Pinto S/N

3- Bairro dos Estados: Av. Espírito Santo S/N

4- Mangabeira: Rua Adjair Egito da Nóbrega S/N, Mangabeira VIII/Cidade Verde

5- Jardim Cidade Universitária: Rua Manoel Roberto do Nascimento S/N (por trás do Caic)

6- Aterro Sanitário Metropolitano – Mussuré

PS: a catação feita pelos catadores é feita nos bairros onde são localizados os núcleos e nos bairros adjacentes.

A orientação à população é que coloque para a coleta o lixo destinado a Coleta Seletiva em horário diferenciado da coleta domiciliar. De preferência horas antes, porque os catadores (credenciados ou não) farão a coleta desse material.

Coleta Especial –

  • Serviço disponibilizado pela Emlur para grandes geradores como estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços públicos e institucionais que geram acima de 200 litros de resíduos por dia.
  • Para utilizar esse serviço, é necessário entrar em contato com a Emlur, através do Teleatendimento ou na Divisão de Comercialização, na sede da Autarquia, no Bairro dos Estados. Mediante a assinatura do contrato caberá a Autarquia o recolhimento, transporte e destinação final dos resíduos.
  • O contrato pode ser firmado com uma empresa particular, desde que seja cadastrada na Autarquia, para que seja feito o controle da destinação desses resíduos.
  • Contratação de empresas clandestinas pode resultar em multa e pena por crime ambiental.
  • O estabelecimento deverá manter os sacos em local fechado ou containeres até o momento da coleta – semelhante a coleta domiciliar regular.
  • Depositar o lixo na calçada, fora do horário pré-estabelecido, pode resultar em multa.

Coleta nas praias

  • A Emlur conta com equipes diárias, inclusive finais de semanas, de varrição, capinação, catação, coleta e pintura de meio-fios em todas as praias, atuando no calçadão, ciclofaixa, faixa de areia, nas avenidas da praia e vias do seu entorno.
  • Frequentemente as equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização realizam ações de conscientização de limpeza pública dirigidas aos banhistas e comerciantes.
    Baixa Estação
    – por mês são coletados nos bairros das praias da orla pessoense, cerca de 3.500 toneladas de lixo domiciliar. Aproximadamente 8% desse resíduos são provenientes das areias e calçadões das praias.
  • Alta Estação– é registrado aumento de cerca de 15% na coleta de lixo domiciliar, ou seja, 500 toneladas a mais por mês, e consequentemente nas areias e calçadões aumenta a coleta em 12%.