SAMU 192 Regional de João Pessoa

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU

O que é o SAMU?

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Como funciona o atendimento?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com o técnico de enfermagem e o condutor socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Quando chamar o SAMU?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
  • Em casos de Intoxicação exógena
  • Em caso de queimaduras graves
  • Na ocorrência de maus tratos
  • Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
  • Em casos de tentativas de suicídio
  • Em crises hipertensivas
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas
  • Em casos de afogamentos
  • Em casos de choque elétrico
  • Em acidentes com produtos perigosos
  • Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

Verifique ainda

  1. Se a pessoa está acordada ou desacordada, além de transmitir outras informações que permitam ao médico regulador tomar as melhores decisões e mandar o melhor recurso para cada tipo de atendimento;
  2. Em caso de trauma, identifique quantas vítimas têm no local, se existe alguma presa nas ferragens, o estado de consciência das mesmas e como e o que de fato ocorreu. Siga os conselhos orientados pelo médico regulador, enquanto aguarda a chegada do socorro;
  3. Solicite outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulância quando esta estiver chegando ao local;
  4. Qualquer nova informação ligue novamente para 192 e relate as mudanças ocorridas.

Coordenador Geral do SAMU Regional de João Pessoa

Drº Marcio Gomes Ferreira
Telefones: (83) 3218-9125; 3218-9128 (fax)
E-mail: samujoaopessoa@gmail.com

Coordenação de Relações Institucionais
(83) 3218-9125; 8879-7982
E-mail: ascomsamujp@gmail.com

Como nos localizar?

Rua Diógenes Chianca, 1777 Água Fria, João Pessoa, PB – Brasil, CEP: 58053-900
Horário de Funcionamento (administrativo): De 08h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00.