Cursos de idiomas

Celest divulga relação dos candidatos classificados e abre inscrição para provas de nivelamento

25/01/2022 | 12:00 | 816

O Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP) divulgou a relação dos candidatos (professores, servidores e público em geral) classificados no processo seletivo 2022.1, dos que ficaram na lista de espera e dos não classificados. A relação pode ser acessada através do link https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2022-1/lista-dos-classificados. Também está aberta as inscrição online, pelo link midi.as/celest2022, para os interessados em fazer as provas de nivelamento (Níveis 2, 3, 4 e 5). O Celest é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec).

Nivelamento – Nesta categoria, são ofertadas vagas para adolescentes e adultos de todas as categorias, a partir do nível II de cada idioma: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova de nivelamento destina-se aos candidatos que possuam algum conhecimento em uma dessas línguas estrangeiras e Libras

O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6 º ano do Ensino Fundamental II e demonstrar conhecimento para se comunicar, compreender e desenvolver textos no nível linguístico pretendido.

O nivelamento será realizado no Celest pela equipe docente e pedagógica, com limitação total de aplicação de 240 provas (80 para Inglês, 60 para Espanhol, 40 para Francês, 30 para Alemão e 30 para Libras).

As provas serão nos dias 31 de janeiro para Inglês e Libras, e 1º de fevereiro para os cursos Alemão, Espanhol e Francês. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Classificados e matrículas – Nessa quarta-feira (26) devem comparecer ao Celest, que fica na Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº1840, bairro Expedicionários, os candidatos classificados em níveis iniciais para o idioma Inglês para efetuarem a matrícula.

Na quinta-feira (27) será a vez dos classificados em níveis iniciais para o idioma Espanhol e Francês comparecerem ao Centro de Línguas para fazer a matrícula.

Para os classificados no curso de Alemão e Libras a matrícula acontece na sexta-feira também de forma presencial, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Documentação – Professores da rede e servidores da Prefeitura de João Pessoa deverão apresentar o contracheque ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato.

Para o público em geral será a cópia do CPF do aluno; cópia do CPF do responsável; caso o aluno seja menor de idade e não emancipado; cópia da identidade, certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência atualizado (últimos 2 meses); comprovante de escolaridade (declaração do ano vigente, histórico, certificado ou diploma); uma foto 3×4. 

Alunos da Rede Municipal – As matrículas acontecem nos dias 3 e 4 de fevereiro, de forma presencial, na sede da unidade que fica na Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº1840, bairro Expedicionários.

Poderão se matricular alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, regularmente matriculados na Rede Municipal do Ensino de João Pessoa. Estes só poderão realizar a matrícula nos cursos de Inglês, Espanhol ou Francês.