Moradia digna

Cícero Lucena entrega residencial e garante casa própria para cerca de 800 pessoas

25/01/2021 | 11:02 | 372

Cerca de 800 pessoas que viviam em condições de risco vão passar a contar com uma moradia digna e segura. Elas serão moradoras do residencial Vista do Verde I, no Bairro das Indústrias, entregue na manhã desta segunda-feira (25), pelo prefeito Cícero Lucena. No primeiro momento, as chaves dos apartamentos foram entregues a 11 famílias que viviam em situação insalubre, em uma ocupação no Jardim Veneza.

Ao entregar chaves às famílias, Cícero lembrou que a Prefeitura dará assistência total ao moradores

“Aqui estamos garantindo um lar para pessoas que viviam de forma desumana e garantindo a elas moradia digna, de qualidade”, afirmou. De acordo com o gestor, o plano é que o programa habitacional vá além da casa. “Já estamos preocupados com a matrícula das crianças, com a oferta de saúde e outras questões, pois, estamos preocupados com o todo. É motivo de muita alegria iniciar nossa gestão fazendo o que mais gostamos, que é fazer o bem”, declarou.

O Vista do Verde I vai receber famílias que moravam em ocupações, áreas de risco ou de alta vulnerabilidade social. De acordo com a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, a entrega vai acontecer de forma planejada para evitar aglomerações. Os primeiros moradores vêm do Jardim Veneza, onde 11 famílias ocupavam uma unidade de saúde abandonada, vivendo em condições precárias de segurança e higiene.

Uma destas famílias é a de dona Rosilda da Silva. Aos 51 anos, ela vivia em um barraco no terreno da ocupação, onde passou quase oito anos. Ela vivia ao lado do marido, três filhas e nove netos. “Se eu fosse falar dos problemas que a gente tem aqui ia passar o dia. Se chovia molhava tudo, a gente tinha que ficar amontoado num canto. Fora os bichos que entravam, caranguejeira, era muito sofrido”, relatou.

Dona Albertina morava em uma ocupação, no Jardim Veneza, e estava entre os 800 contemplados com novo lar

O prefeito Cícero Lucena conheceu essa realidade e buscou uma solução já no primeiro mês de gestão. “Pra quem tem fé no coração não tem nada perdido. Só posso agradecer a Deus e ao prefeito que veio aqui, não teve nojo da gente, entrou, abraçou, conversou e hoje deu tudo certo”, comemorou.

O residencial – O Vista do Verde I conta com 192 apartamentos divididos em 12 blocos que vão atender com segurança cerca de 800 pessoas. O espaço conta com playground, quadra de esportes e salão de festa.

Condomínio conta com áreas para a prática de esportes, salão de festas e lazer

Os apartamentos possuem 44 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Do total, 35 unidades foram adaptadas para receber idosos e pessoas com deficiência. O investimento geral foi de R$ 18,5 milhões.

Estiveram presentes a primeira-dama do Município, Lauremilia Lucena; o vice-prefeito, Leo Bezerra; a superintendente executiva da Caixa Econômica, Daniela Luna; e os vereadores Bruno Farias, Odon Bezerra e Marcos Bandeira.