Dignidade
Coordenadoria LGBT e USP dão continuidade ao ‘Vivacidade LGBT – Envelhecendo com Orgulho’
06/10/2025 | 21:00 | 143
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT participou de uma reunião com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), dando continuidade ao projeto ‘Vivacidade LGBT – Envelhecendo com Orgulho’, do qual o equipamento municipal está participando. A reunião ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (6) e foi de forma virtual.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar ao grupo de pesquisa quais serviços são oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria LGBT, que garantam uma vida com plenos direitos e dignidade para a população LGBTQIAPNb+.
A técnica administrativa Karina Espínola Guedes, que participou da reunião, acrescentou que é muito importante para o Município fazer parte deste projeto, pois mostra o reconhecimento de que a gestão municipal está fazendo um trabalho sério voltado para esta comunidade e incluindo um tema essencial, que é o envelhecimento.

“No contexto das mulheres trans e travestis, sabemos que a perspectiva de vida é de 35 anos de idade. Participando desta pesquisa, vamos ter mais dados e fazer estudos que ajudem essa comunidade a envelhecer de forma mais saudável, com menos violação dos seus direitos e com a promoção à sua dignidade humana”, completou Karina.
Em julho deste ano, a equipe da USP esteve em João Pessoa, onde realizou uma roda de conversa, em parceria com a Coordenadoria, intitulada ‘O futuro das pessoas LGBT+: Construindo jornadas e resiliências’. A atividade fez parte do projeto desenvolvido pelos profissionais de São Paulo.
Henrique Salmazo da Silva, docente de Gerontologia da USP e coordenador do projeto, explicou que a reunião é uma continuidade das ações que já foram realizadas em João Pessoa e resulta em mais entrosamento e conhecimento do que já vem sendo feito para a melhoria da vida das pessoas LGBTQIAPNb+.
“A reunião está vinculada às oficinas de promoção de saúde e bem-estar à população LGBT madura e idosa, que acontece aqui na USP 60+. Nós fazemos encontros de aproximadamente 90 minutos com pessoas LGBT maduras e idosas e também com jovens universitários tratando de temas sobre saúde, bem-estar”, disse Henrique.

Para Geraldo Filho, coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, todas ações e parcerias são bem-vindas, sobretudo as que apontam para a efetivação de políticas públicas.
“O tema do envelhecimento vem sendo bastante discutido tanto no âmbito da gestão pública quanto em organizações da sociedade civil. Isso só mostra que temos um compromisso de união para que possamos ter políticas públicas garantidas para esse público”, afirmou Geraldo Filho.
-
Texto: Rogéria Araújo
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
lgbt gestao-governamental -
Tags
coord. lgbt online população LGBTQIAPNB+ projeto ‘Vivacidade LGBT – Envelhecendo com Orgulho’ reunião reunião com pesquisadores Universidade de São Paulo USP vida com plenos direitos e dignidade
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.