Cidades Criativas

Ministro do Turismo lança websérie que destaca João Pessoa como exemplo no artesanato e arte popular

24/06/2022 | 19:00 | 213

O ministro do Turismo, Carlos Brito, estará em João Pessoa, nesta segunda-feira (27), oportunidade em que irá lançar a Websérie ‘Cidades Criativas do Brasil’. O evento será realizado no Hotel Sapucaia, a partir das 11h. Essa é a primeira vez que um ministro do Turismo do Governo Bolsonaro visita a Paraíba e ele virá por interferência direta do secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, que esteve em Brasília em audiência no Ministério recentemente, ao lado do secretário executivo, Ferdinando Lucena. Haverá transmissão ao vivo para os que não conseguirem participar presencialmente.

A websérie contará com 12 episódios com cerca de 10 minutos cada e a Paraíba é o único Estado que terá duas cidades participando: João Pessoa, pelo reconhecimento no trabalho em artesanato e artes populares, e Campina Grande, em artes midiáticas. O título de Cidade Criativa foi concedido desde 2004 aos municípios pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em reconhecimento a criatividade em uma de sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

De acordo com o Ministério do Turismo, o objetivo da websérie é fomentar a atividade turística nacional. A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no país, tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região e estimular o turismo nestes locais. Estão participando do projeto também Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, Recife, Salvador e Santos.

Para Daniel Rodrigues, a presença de João Pessoa no projeto reforça a política municipal direcionada para a melhoria da atividade na Paraíba. A prefeitura, segundo ele, além de desenvolver ações que envolvem o artesanato e artes populares, reforça o propósito de tornar a capital paraibana uma cidade voltada para os esportes, a cultura e o lazer, garantindo segurança e tranquilidade para turistas e moradores. “É uma honra para nós estarmos em destaque neste projeto, que será visto por milhares de pessoas”, pontuou o secretário.