Controle social

Portal da Transparência atualiza Painel Covid com informações ainda mais transparentes e de fácil acesso

29/07/2022 | 14:30 | 261

O Portal da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa passou por reformulações e aperfeiçoamentos para fornecer dados ao cidadão de forma ainda mais transparente e intuitiva. Agora, a plataforma disponibiliza mais detalhes sobre o Painel Covid. As mudanças visam ampliar o controle social e facilitar cada vez mais o acesso às informações dos serviços públicos prestados pela gestão.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). O serviço pode ser acessado por meio do link: Portal da Transparência de João Pessoa.

De acordo com o analista de Dados do Portal da Transparência, Lúcio César de Assunção, o novo layout visa simplificar o processo de acesso às informações através de ferramentas mais intuitivas. “Inserimos cartões na parte superior do relatório com os principais indicadores de controle e abaixo, nos outros gráficos, teremos mais detalhes sobre os casos de Covid-19, residentes ou não de João Pessoa”, disse.

Assunção explicou ainda que o modelo da página do Painel de Covid foi modificado para ampliar o controle social. “Usamos barra de rolagem, assim facilitamos a visualização dos gráficos que antes não ficavam tão evidentes, modificamos as cores do plano de fundo do relatório deixando-o mais leve e tornando a leitura dos dados menos cansativa. Além disso, para o acompanhamento dos casos por faixa etária e sexo, usamos um gráfico de pirâmide, pois é uma forma de apresentação que facilita e agrupa os dados em fácil leitura. Modificamos também o eixo do gráfico que mostra as variações na semana epidemiológica, deixando-o numa sequência cronológica do ano/nº semana do ano”, completou.