Alta temporada
Prefeitura de João Pessoa reforça serviços de atendimento ao turista com auxílio do CAT Móvel
31/01/2026 | 08:00 | 113
Nos últimos anos, João Pessoa tem se destacado na rota do turismo nacional e internacional, recebendo um número cada vez maior de visitantes, especialmente em período de férias. E, neste mês de janeiro, para atender a alta demanda, a Prefeitura Municipal, através dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), contou com um suporte extra, o chamado CAT Móvel. A unidade itinerante foi instalada na Cidade do Forró, na Orla de Cabo Branco, com funcionamento entre 17h e 22h.

Pela segunda vez em João Pessoa com a família, Renato Souza, de Goiânia, elogiou a receptividade dos moradores da Capital, especialmente o apoio dado aos turistas pelos CATs. “Achei maravilhoso esses espaços de acolhimento. Além das informações que são prestadas pelos atendentes, temos acesso aos chuveiros e guarda-volumes na unidade adaptável. Muito interessante, também, é essa ideia do Centro Móvel. Acredito que a Prefeitura só tem a ganhar com essa investida. E é uma forma de atrair mais e mais turistas”, disse.





Com objetivo de oferecer informações sobre pontos turísticos e culturais, gastronomia e hospedagem, os CATs municipais, vinculados à Secretaria de Turismo (Setur), atualmente contam com duas unidades fixas e uma móvel. Os Centros fixos, de Tambaú e Cabo Branco, funcionam diariamente durante todo o ano, das 9h às 17h. Já o CAT Móvel opera em locais diversos, de acordo com a necessidade.
De modo geral, o trabalho das equipes que atuam nos CATs é receber as demandas dos turistas, auxiliando-os em sua estadia. A intenção é proporcionar um ambiente acolhedor e eficiente, que venha enriquecer a experiência dos visitantes junto aos atrativos oferecidos pela capital paraibana.
“Os CATs desempenham um papel fundamental no fortalecimento do turismo de João Pessoa, garantindo um atendimento qualificado àqueles que visitam nossa cidade”, ressalta o secretário-executivo de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues.
O secretário lembrou que, ao assumir a gestão municipal em 2021, o prefeito Cícero Lucena retomou os serviços do CAT por meio da reabertura da unidade de Tambaú. Na sequência, diz ele, a rede foi ampliada e atualizada, incluindo o CAT Adaptado (referência no atendimento às pessoas com deficiência), bem como a unidade itinerante.
“E mais que um Centro de Atendimento ao Turista, os CATs tornaram-se, também, um núcleo oficial da cidade de João Pessoa, voltado à venda de passeios turísticos”, acrescenta Rodrigues.






De acordo com Shirley Fernandes, coordenadora dos CATs, além de auxiliar os turistas com as mais variadas informações (serviços, passeios, roteiros, hospedagem, gastronomia, etc), os Centros de Atendimento, ainda, orientam sobre a programação de eventos que acontecem na Capital. “É um trabalho fundamental para que o turista possa experimentar o que temos de melhor”, ressalta.
Enquanto o CAT de Tambaú oferece o atendimento básico de informação e suporte, a unidade adaptada se volta à acessibilidade (com rampas, banheiros, chuveiros e aparelhos de ginástica adaptados, além de atividades inclusivas).
“É muito importante pensar nas pessoas que têm deficiência, que precisam de mais acessibilidade e comodidade pra tomar um banho, trocar de roupa, se exercitar. É a primeira vez que trago meu filho, e estou achando ótimo o atendimento”, declara Luana Pires, que veio com a família de Itabaiana e tem uma criança PCD.





O ‘CAT Móvel’, por sua vez, foi concebido no intuito de contribuir com a versatilidade exigida por uma cidade cujo crescimento percentual turístico tem sido um dos maiores da região Nordeste.
Assim como as unidades fixas de atendimento ao turista, o centro volante oferece um serviço de excelência, abrangendo diversos pontos estratégicos de João Pessoa, especialmente em meio à alta temporada. Revestida por caracteres que refletem a identidade visual da Setur, a van do ‘CAT Móvel’ costuma ser instalada em praias e locais de grande circulação, objetivando uma aproximação maior e mais intensa com o público-alvo – sejam turistas ou mesmo moradores.
“O CAT Móvel já foi instalado em feiras, eventos, ações das secretarias municipais. Já estacionamos a van no Hotel Globo, no Farol do Cabo Branco, na Bica. E na alta estação costumamos trabalhar no Busto de Tamandaré. Neste momento, por exemplo, O CAT Móvel está prestando um serviço essencial nos arredores da Cidade do Forró”, declara Shirley Fernandes.


De modo geral, os CATs vêm recebendo um fluxo diário de cerca de 40 pessoas, as quais, além de informações sobre a cidade, se beneficiam de todo o suporte material disponibilizado pelo CAT Adaptado. Nas ocasiões de grandes eventos, por sua vez, as equipes dos Centros, sobretudo a unidade móvel, costumam trabalhar em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), especialmente na distribuição do ‘passe livre’ (um ticket que identifica os residentes de áreas que estejam temporariamente bloqueadas).
Já as unidades físicas atuam nos seguintes locais:
- CAT Leonard Johnson (Tambaú): atende na Praça Santo Antônio, na região da Orla (Horário de funcionamento – 9h às 17h)
- CAT Adaptado (Cabo Branco): atende na Avenida Cabo Branco, S/N. Adaptado para pessoas com deficiência (Horário de funcionamento – 9h às 17h)
- CAT Móvel: circula por pontos turísticos, como o Busto de Tamandaré, com atendimento itinerante. Atualmente atende na Cidade do Forró, em meio ao evento do Forró Verão, no horário de 17h às 22h
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.