Cuidado

Prefeitura presta assistência social e em saúde para nove famílias que tiveram casas invadidas pelo Rio Gramame

29/05/2022 | 14:18 | 393

Trinta e nove pessoas da área rural do Engenho Velho, comunidade ribeirinha localizada às margens do Rio Gramame, estão sendo atendidos pela Prefeitura de João Pessoa, que providenciou abrigo seguro, alimentação e acompanhamento dos técnicos da saúde e da assistência social. Com a chuva que vem atingindo a Capital nos últimos dias, o nível do rio aumentou e as casas foram invadidas pela água no último sábado (28). As famílias foram resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e encaminhadas para o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (CEJUBE), equipamento do Governo do Estado, que fica em Gramame. O local tem chalés onde as famílias estão abrigadas, em segurança.

Os moradores estão sendo acompanhados pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde, diretoria de Atenção em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) estão no local. São assistentes sociais, enfermeiros e médico que estão testando os moradores para Covid, atendendo crianças que apresentaram sintomas como febre, prescrevendo medicação e fazendo atendimentos de primeiros socorros para quem precisa. As crianças também estão sendo vacinadas e os cartões de vacina atualizados.

Neste domingo (29), pela manhã, todos foram recepcionados pelos técnicos da Prefeitura e as crianças receberam brinquedos do secretário de Desenvolvimento Social, Dorgival Vilar. Todos as famílias estão recebendo as refeições diárias. Ele destacou que é muito importante que todos se sintam acolhidos e bem cuidados. “Estamos cuidando das pessoas da melhor forma possível. As casas que foram atingidas pela chuva estão sendo avaliadas e os moradores só poderão retornar depois que a Defesa Civil atestar que as habitações estão seguras”, concluiu.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, informou que o Instituto de Meteorologia (Inmet), emitiu neste domingo um novo alerta de chuva. A previsão é de 20 a 30 mm, podendo chegar a 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km até a segunda-feira (30), às 10h. Em caso de situação de risco, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 0800 285 9020 ou pelo 83 98831 6885, que também funciona como WhatsApp, ou ainda acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. 

Raylander Mendes, presidente da Associação de Moradores do Engenho Velho, destacou que essa foi a primeira vez que eles viram o leito do Rio Gramame subir tanto. “Ficamos muito assustados, mas a Prefeitura de João Pessoa foi extremamente rápida. Vamos aguardar o laudo da Defesa Civil, sobre as casas, para saber quais os próximos passos”. Raylander disse ainda que os moradores estão precisando de roupas, calçados, colchões e alimentos. Quem puder doar é só ligar para o telefone da Associação, o (83) 99907 1652, para combinar a melhor forma de receber as doações.