Construção coletiva
SEPP encerra planejamento estratégico 2026 com foco em celeridade, escuta e fortalecimento das ações nas 14 Regiões
13/01/2026 | 17:00 | 138
A Secretaria de Participação Popular de João Pessoa (SEPP) encerrou, nesta terça-feira (13), as reuniões do planejamento estratégico 2026, momentos decisivos para organizar, alinhar e fortalecer as ações ao longo do ano. A iniciativa marcou o início oficial do ciclo de atividades do ano da secretaria, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa e a construção coletiva das políticas públicas.


Durante os dois dias de encontros, foram avaliados os pontos positivos e os desafios do trabalho desenvolvido pela SEPP. Na ocasião, o secretário executivo de Planejamento (Seplan), Israel Cavalcanti, apresentou, de forma didática, os trâmites para a elaboração de projetos e explicou a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com o objetivo de qualificar o repasse dessas informações aos conselheiros, conselheiras e à sociedade civil.
Israel Cavalcanti ressaltou ainda a importância do aprimoramento dos procedimentos para garantir mais eficiência no atendimento às demandas da população. “A ideia da apresentação é justamente corrigir os procedimentos para que os processos sejam abertos de forma adequada, garantindo que as demandas da população sigam o rito correto. Quando o processo entra corretamente, ele se torna mais célere. Nosso objetivo principal é atender à necessidade da população e, quando não for possível, justificar e dar as devidas respostas, garantindo transparência e responsabilidade”, destacou.


Calendário de ações – Para 2026, a SEPP definiu um amplo calendário de ações, que inclui reuniões ordinárias dos Conselhos Regionais nas 14 Regiões da cidade, audiências públicas regionais, caravanas populares de visitas às obras, além do ciclo de diálogos com segmentos sociais, do Planejamento Participativo, do projeto Gestor Mirim – Você Prefeito nas Escolas e da avaliação do ciclo para a construção do planejamento de 2027.
A articuladora da 4ª Região, Ana Leonora Ribeiro, destacou o planejamento como uma estratégia essencial de aproximação com a população. “Foram dois dias de planejamento com muita garra e vontade de fazer o melhor pela nossa cidade. É um trabalho desenvolvido nas 14 Regiões, junto com conselheiros e articuladores, que cumprem um papel essencial nessa ligação entre a gestão e a população. Agradeço ao prefeito Cícero Lucena e ao vice-prefeito Leo Bezerra pela condução de uma gestão humanizada, que valoriza o diálogo, e a SEPP por proporcionar esse importante momento de escuta e construção coletiva”, afirmou.
A Secretaria também realizará visitas in loco aos conselheiros e conselheiras, reuniões com articuladores regionais e um café de lançamento do Ciclo 2026 com a imprensa, reforçando a transparência e a aproximação com a sociedade.

Momento estratégico – Para o assistente técnico da Diretoria de Planejamento e Acompanhamento da SEPP, Matheus Santos, o encerramento do planejamento representa um momento estratégico. “Esse fechamento não é apenas o fim de uma etapa, mas um momento de análise, aprendizado e reorganização. É a partir desse olhar responsável para o passado e intencional para o futuro que conseguimos ajustar o planejamento e fortalecer o compromisso com os resultados ao longo de 2026”, pontuou.
O consultor técnico Gilvanildo Pereira também avaliou positivamente os encontros. “Foram dois dias intensos e muito produtivos, dedicados a planejar ações, atividades e articulações que a Secretaria de Participação Popular terá ao longo de 2026. Saímos com um sentimento de gratidão pelas contribuições e propostas, certos de que teremos um ano de muita participação, ouvindo e construindo com o povo de João Pessoa”, afirmou.
Já o diretor de Projetos e Capacitação da SEPP, Edson Silva, ressaltou o caráter coletivo do momento. “Esse é um momento único de escuta entre todos os participantes. Apesar de sermos uma única secretaria, temos ações específicas e, ao nos escutarmos, fortalecemos a consciência do papel de cada um e de suas contribuições para uma caminhada mais harmônica e com melhores resultados”, concluiu.
Com o encerramento do Planejamento Estratégico 2026, a SEPP inicia oficialmente um novo ciclo de trabalho, pautado na participação popular, no diálogo permanente e na construção conjunta de uma João Pessoa cada vez mais democrática, inclusiva e participativa.
-
Texto: Giulyana Brandão
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
sepp -
Tags
2026 ciclo 2026 conselheiras conselheiros Construção coletiva participação popular planejamento planejamento estratégico 2026 reuniões seplan SEPP
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.