Reforço

Segunda dose da vacina contra covid-19 dá segurança aos profissionais de saúde de João Pessoa

15/02/2021 | 15:39 | 934

Imunizados de fato e com mais segurança para continuar trabalhando na linha de frente no combate à covid-19. Esse foi o sentimento mais comum relatado pelos primeiros profissionais de saúde de João Pessoa que começaram a receber a segunda dose da vacina contra a doença, nesta segunda-feira (15). A vacinação acontece até terça-feira (16) para os 350 profissionais do Hospital Prontovida e segue até sexta-feira nos demais equipamentos de saúde da Capital.

“É a vitória da ciência, e que nos traz mais segurança e disposição para continuar trabalhando no atendimento dos pacientes com covid-19”, disse o psicólogo Ruan Carlo Gomes de Medeiros, que está atuando no Hospital Prontovida desde o início da pandemia. Ele garante não ter sofrido nenhuma reação após a primeira dose do imunizante, recebida no dia 19 de janeiro. “Está sendo muito tranqüilo, sem nenhum efeito colateral. Acredito que as pessoas devem confiar na vacina, porque é a única forma de a gente vencer essa doença”, afirmou.  

Todas as doses para os grupos prioritários, vacinados na primeira fase da campanha, estão asseguradas pela Prefeitura de João Pessoa. Para receber a segunda dose do imunizante, os profissionais precisam confirmar os dados apresentados na primeira fase de vacinação – um procedimento que está acontecendo de maneira rápida e tranquila no Prontovida.

“Um dia de muita alegria e alívio. Estou realmente me sentindo mais segura, tanto para me prevenir da doença, quanto para passar mais segurança para as pessoas”, disse Eliane Ferreira de Araújo, que trabalha no setor da lavanderia do Prontovida. “Agora eu posso ter mais contato com meus familiares, sem aquele receio todo. Claro que, de qualquer forma, é melhor manter o cuidado, mas a sensação de segurança é muito gratificante”, garantiu.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com um cronograma de vacinação da segunda dose para assegurar a assistência aos trabalhadores da saúde da Capital. Confira:

Segunda e terça-feira (15 de 16 de fevereiro)

– Hospital Municipal ProntoVida

Terça e quarta-feira (16 e 17 de fevereiro)

– Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI)

– Hospital Alberto Urquiza Wanderley – Unimed

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Oceania

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Bancários

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Valentina

– Unidade Pronto Atendimento (UPA) Cruz das Armas

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

– Hospital Municipal Valentina Figueiredo (HMV)

-Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.

– Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB)

Quarta e quinta-feira (17 e 18 de fevereiro)

– Hospital Nossa Senhora das Neves

– Hospital Geral da Paraíba (Hapvida)

– Hospital Memorial São Francisco

– Hospital Frei Damião