Controle social

Portal de Dados Abertos do Município está em fase desenvolvimento

20/05/2022 | 10:30 | 185

A equipe de Tecnologia da Informação do Portal de Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa está elaborando o Portal de Dados Abertos do Município. O projeto está em fase de aperfeiçoamento de layout e inserção dos dados. Recentemente, o prefeito Cícero Lucena assinou o decreto que institui a Política de Dados Abertos do Município, que contribui com o controle social das ações de governo.

O diretor de Tecnologia da Informação do Portal de Transparência Pública, José Raimundo Fernandes Filho, explicou que a equipe está finalizando os últimos ajustes para lançar oficialmente o Portal de Dados Abertos. “A nova política de dados abertos vai fomentar o controle social e o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas à construção de um ambiente de gestão participativa e democrática, melhorando a oferta de serviços públicos para o cidadão. Agora estamos cadastrando os dados abertos e aperfeiçoando o layout do novo portal”, explicou.

O decreto tem como objetivo promover a publicação de informações contidas em bases de dados de órgãos e de entidades da administração municipal e possibilitar aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados sobre os quais não recaia vedação de acesso. O documento ainda visa facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades de esferas diversas de Governo e promover a oferta de serviços públicos digitais de forma integrada.